Após o domínio apresentado na quinta e sexta-feira, durante os treinos extras e livres para a terceira rodada dupla do Campeonato Japonês de Fórmula 3, no circuito de Sugo, o brasileiro João Paulo de Oliveira não teve a sorte de seu lado neste sábado (14/5), durante as sessões classificatórias. Atual líder do campeonato, com três pole positions e duas vitórias até o momento, João Paulo sairá em oitavo e quarto nas duas corridas, respectivamente. “Simplesmente não fomos rápidos o bastante, com alguns problemas de acerto. Agora vamos tentar recuperar o tempo perdido com duas boas atuações nas corridas”, declarou o representante do Brasil, vice-campeão do certame em 2004.
Na primeira sessão, Oliveira conquistou o terceiro melhor tempo, porém a organização da prova decidiu cancelar os tempos de alguns pilotos – devido a um acidente que provocou bandeira amarela na pista-, entre eles os de João Paulo, fazendo o brasileiro cair para oitavo. “Fui o terceiro, mas cancelaram algumas voltas mais rápidas de alguns pilotos porque no fim da classificação tinha uma bandeira amarela, e algumas voltas foram canceladas. Porem não todas, o que causou um pouco de polêmica e eu acabei sendo o maior prejudicado, caindo pra oitavo”, lamentou Oliveira. Quem vai largar na frente nesta primeira corrida é o japonês Naoki Yokomizo, da ThreeBond, que marcou o tempo de 1min18s063, 0s128 à frente do neozelandês Jonny Reid, da Inging. Completando os três primeiros apareceu Hideki Mutoh, da M-Tec. O outro representante do Brasil, Roberto Streit, da Inging, foi bem e sairá em quinto.
Já na segunda classificação, Oliveira e sua equipe não conseguiram melhorar o acerto de Dallara-Toyota e o piloto da Tom’s ficou apenas com a quarta posição no grid, 0s5 atrás do tempo da pole. “Continuamos com o problema de acerto, fiquei em quarto. Quem apostou em acerto de seco se deu bem, pois a pista começou com algumas partes molhadas, mas melhorou bastante durante o treino”, completou representante do Brasil. O japonês Naoki Yokomizo sairá novamente na posição de honra, seguido de Reid em segundo e do japonês Kazuki Nakajima, da Tom’s, em terceiro. Streit largará da nona posição. “Complicou um pouco o nosso final de semana, mas agora é trabalhar duro para conquistar o maior número de pontos possível”, finalizou João Paulo.
Confira a ordem de largada das duas corridas em Sugo:
Grid da quinta etapa:
1. Naoki Yokomizo (Jap) ThreeBond 1min18s063
2. Jonny Reid (Nzl) Inging 1min18s191
3. Hideki Mutoh (Jap) M-Tec 1min18s996
4. Kazuki Nakajima (Jap) Tom’s 1min19s014
5. Roberto Streit (Bra) Inging 1min19s077
6. Hideto Yasuoka (Jap) Inging 1min19s137
8. João Paulo de Oliveira (Bra) Tom’s 1min19s415
Grid da sexta etapa:
1. Naoki Yokomizo (Jap) ThreeBond 1min17s287
2. Jonny Reid (Nzl) Inging 1min17s364
3. Kazuki Nakajima (Jap) Tom’s 1min17s600
4. João Paulo de Oliveira (Bra) Tom’s 1min17s784
5. Paolo Montin (Ita) ThreeBond 1min17s817
6. Daisuke Ikeda (Jap) Tom’s 1min17s818