O brasileiro João Paulo de Oliveira, atual líder do Campeonato Japonês de Fórmula 3, foi o mais rápido nesta quinta-feira (12/05) nos testes extras no circuito de Sugo, palco da terceira rodada dupla da temporada 2005 da categoria neste final de semana (14 e 15/05). O piloto da TOM’S Toyota cravou a marca de 1min17s250, na parte da manhã, quando os treinos foram realizados sob pista seca. O japonês Hideto Yasuoka, da Inging, foi o segundo, 0s374 atrás de Oliveira, seguido do compatriota Naoki Yokomizo. “No seco de manhã fui o mais rápido de longe, já à tarde, na chuva, foi loteria. Começou a chover muito a partir do meio do treino e quem tinha virado virou, quem não virou, não virava mais”, comentou o atual vice-campeão do certame. O outro brasileiro na categoria, Roberto Streit, da Inging, ficou com o oitavo tempo.
Na segunda parte dos treinos extras, realizados sob forte chuva, João Paulo ficou com o sexto melhor tempo. O mais rápido no piso molhado foi o italiano Paolo Montin, seguido do japonês Hideki Mutoh, vice-líder da competição. Streit foi o quarto. A previsão para este final de semana é de chuva e o piloto da TOM’s Toyota acredita que o time tem muito o que melhorar ainda. “Precisamos encontrar algo a mais na chuva. No seco o carro está sobrando, mas na chuva precisamos melhorar”, finalizou Oliveira.
JOÃO PAULO SOFRE FORTE ACIDENTE
João Paulo de Oliveira sofreu um forte acidente no final dos treinos coletivos, após atingir o carro do neozelandês Jonny Reid, que desacelerou em plena reta dos boxes em meio ao spray de água. “Estava chovendo muito forte e a pista aqui levanta muito spray. Estava atrás do Jonny Reid e, com todo o spray da reta, não consegui ver quando ele resolveu tirar o pé no meio da reta. Enchi a traseira dele com o acelerador cravado… a 215 km/h. Foi sorte que ninguém se machucou, mas os carros ficaram bastante danificados”, contou o brasileiro, alertando sobre os perigos de se correr na chuva. “Quando acabou o treino ele veio até meus boxes pedir desculpas pelo que aconteceu. Porém, um acidente dessa forma é lamentável e pode ser evitado, já que os pilotos sabem que riscos podem causar aos outros”, completou o representante do Brasil, que possui duas vitórias e três poles, em quatro provas disputadas até o momento.
Confira os melhores tempos desta quinta-feira em Sugo:
1. João Paulo de Oliveira (Bra) TOM’S 1min17s230
2. Hideto Yasuoka (Jap) Inging 1min17s604
3. Naoki Yokomizo (Jap) ThreeBond 1min17s654
4. Kazuki Nakajima (Jap) TOM’S 1min17s737
5. Jonny Reid (Nzl) Inging 1min17s834
6. Daisuke Ikeda (Jap) TOM’S 1min18s088