Depois de mais de quatro anos um argentino voltou a ganhar uma prova da Fórmula-3 Sul-Americana. Pablo Perez conquistou a vitória ao completar as 14 voltas neste sábado à tarde no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, em 25m46s343, com média de 178,44 km/h. A última vez que um argentino tinha subido ao lugar mais alto do pódio tinha sido no dia 5 de novembro de 2000 com Nestor Furlan, em Cascavel, no Paraná.
O segundo colocado foi Zeca Cardoso (Piquet Sports) seguido por João Barion (Casagrande Racing). A sexta etapa da temporada será neste domingo às 10h30, com vídeoteipe às 15h na Rede TV e às 17h na ESPN Brasil.Após a prova de sábado, Marcello Thomaz ficou em primeiro na classificação geral com 31 pontos, João Barion assumiu a vice-liderança com 28 e Alberto Valério ficou em terceiro com 24.
“Não acreditei quando percebi que estava em primeiro. Me preocupei em fazer voltas rápidas e defender a minha posição, pois o João Barion me pressionou bastante. Estou muito contente por quebrar esse tabu, pois um argentino não vencia há muito tempo na Fórmula-3 Sul-Americana”, disse Pablo Perez.
Na largada, que não teve Alberto Valério e André Nicastro, ambos com os motores quebrados, o pole Luiz Razia perdeu a primeira colocação para Zeca Cardoso. Na seqüência, Razia perdeu o controle e rodou. De acordo com os Comissários Desportivos, Zeca Cardoso queimou a largada e foi punido com um drive-thru.
“Não acredito que fui penalizado. Não acho que queimei a largada e devia ser levado em conta que a pista que é em descida”, disse Cardoso.
Vencedor das etapas de Curitiba, na abertura do campeonato, João Barion chegou a anunciar sua saída do campeonato no início desta semana.
“Pensei em ficar um tempo fora das pistas por causa dos estudos e de problemas particulares. Mas recebi um convite da Casagrande Racing e a história mudou“, finalizou Barion.
Resultado da quinta etapa da Fórmula-3:
1)Pablo Perez (NasrCastroneves), 14 voltas em 25m46s343, com média de 178,44 km/h
2)Zeca Cardoso (Piquet Sports), a 0s739
3)João Barion (Casagrande Racing), a 8s545
4)Marcello Thomaz (Full Time), a 9s212
5)Marinho Moraes (Bassan Motorsport), a 14s202
6)Diego Nunes (Bassani Racing), a 14s397
7)Eric Borsani (Prop Car), a 37s554
8)Marcos Vilhena (Full Time), a 41s112
9)Luiz Razia (Dragão Motorsport), a 1 volta