Passada a ansiedade da estréia na Fórmula 3 Européia, o brasileiro Átila Abreu disputa neste final de semana (dias 7 e 8) a 3ª e 4ª etapas da categoria, no circuito de rua de Pau, na França.
Correndo pela equipe Mücke Motorsport, o piloto conseguiu atingir o objetivo inicial de estar entre os 10 primeiros na rodada de abertura, no mês passado, em Hockenheim (Ale). Ele foi o sétimo colocado na primeira corrida, marcando dois pontos, e terminou em nono na segunda prova.
Átila nunca andou no circuito de rua de Pau, que tem 2,760 km de extensão. Mas o piloto afirma que gosta deste tipo de pista e lembra que obteve bons resultados na Fórmula BMW Alemã correndo em traçados como este.
Nesta pré-temporada, ele realizou um teste em Pau, em um autódromo fechado, mas que de acordo com Átila é o melhor da Europa para testar em condições de rua. “A pista é bastante ondulada e parece mesmo um circuito de rua”, declarou na ocasião.
Ele também percorreu o traçado (como carona) em um carro de passeio. “É uma pista bem estreita, difícil, onde as ultrapassagens são perigosas. Por isso, é importante conseguir um bom lugar no grid e largar mais à frente. Além disso, as características da pista vão exigir concentração total dos pilotos”, comentou o piloto de apenas 17 anos.
O objetivo é estar entre os cinco primeiros no final das etapas. Para isso, Átila terá de trabalhar bastante e acertar o seu carro nos treinos livres de sexta-feira (6).
“Fiquei feliz por ter marcado meus primeiros pontos na abertura do campeonato e o objetivo agora é largar em uma melhor posição e brigar para estar entre os cinco primeiros. Mexemos bastante no nosso carro e acredito que conseguimos resolver os problemas que ele vinha apresentando. Estou otimista”, finalizou.
Nesta temporada, Átila está fazendo parte do Programa Oficial de Jovens Talentos da montadora Mercedes-Benz, que fornece os motores para a sua equipe na F-3 Européia.
Além dele, mais dois brasileiros disputam a categoria: Fabio Carbone, pela equipe Signature, e Lucas di Grassi, piloto integrante do RDD – programa de desenvolvimento da equipe Renault de Fórmula 1 – e corre pela Manor Motorsport.