O brasileiro João Paulo de Oliveira, atual líder do Campeonato Japonês de Fórmula 3, dominou os testes coletivos da categoria (27 e 28/04) no circuito de Fuji, que estreará no calendário do certame nesta temporada, nos dias 04 e 05 de junho, compondo a quarta rodada dupla do ano. “Foi a primeira vez que testei nesta pista, já que no ano passado só realizei uma apresentação promocional. Essa pista tem uma reta muito grande, a maior que conheço aqui no Japão. Existem no mínimo duas curvas de alta, que dificulta na escolha do acerto ideal”, declarou o piloto, que possui duas vitórias e três pole positions em quatro etapas disputadas até o momento.
Oliveira cravou a melhor marca da semana em 1min36s814 no primeiro dia de treinamentos, onde conseguiu um ótimo acerto para o seu Dallara-Toyota, ficando 0s060 à frente de seu companheiro de equipe, o japonês Kazuki Nakajima, o mais veloz nesta quinta-feira, mostrando a força da equipe TOM’S Toyota. Completando os três primeiros apareceu Naoki Yokomizo, da ThreeBond. “Os testes foram bons. Nossa equipe tem um bom acerto para Fuji. Testamos muito a aerodinâmica dos carros, que é vital para esta pista, além de algumas novidades na parte mecânica. Esses dois dias foram muito produtivos”, comentou o paulistano. “Agora precisamos analisar os dados, pois foram feitos acertos bem diferentes em cada carro da equipe. Teremos que escolher o melhor pacote para iniciar os treinos na ocasião da corrida aqui”, complementou João Paulo. O outro representante do Brasil, Roberto Streit, da Inging, ficou em nono.
Apesar do bom desempenho nos testes, o piloto da TOM’s acredita que os acertos conquistados nos dois dias em Fuji servirão apenas de base para quando as equipes retornarem ao circuito (que já recebeu a Fórmula 1 na década de 70) em junho. “Esse teste foi para os pilotos pegarem a mão da pista na verdade, pois a diferença de temperatura será grande entre agora e junho. Na época da prova a pista estará bem quente e será período de chuvas na região. Por isso, o acerto certamente não será igual ao dessa semana”, finalizou Oliveira, que se prepara para disputar a terceira rodada dupla do ano, nos dias 14 e 15 de maio, em Sugo.
Confira o resultado combinado dos dois dias de testes em Fuji:
1. João Paulo de Oliveira (Bra), TOM’S, 1min36s814
2. Kazuki Nakajima (Jap), TOM’S, 1min36s874
3. Naoki Yokomizo (Jap), ThreeBond Racing, 1min37s078
4. Taku Banba (Jap), Now Motorsports, 1min37s239
5. Hideki Mutoh (Jap), M-TEC, 1min37s409
6. Yasuhiro Takasaki (Jap), Toda Racing, 1min37s612
7. Jonny Reid (Nzl), Inging, 1min37s61
8. Daisuke Ikeda (Jap), TOM’S, 1min37s825
9. Roberto Streit (Bra), Inging, 1min37s840