Com uma vitória e um segundo lugar na segunda rodada dupla do Campeonato Japonês de Fórmula 3, realizada No último final de semana no tradicional circuito de Suzuka, o brasileiro João Paulo de Oliveira disparou na tabela de classificação do campeonato, abrindo vinte pontos para seu principal rival, o japonês Hideki Mutoh. “Foi um bom fim de semana para mim e para minha equipe. Fiz as voltas mais rápidas nas duas corridas, saí com o maior numero de pontos e isso é muito importante para o começo de um campeonato”, declarou o piloto da TOM’s Toyota.
Na primeira corrida, onde largou em segundo, João Paulo travou uma bela briga com seu companheiro de equipe, o japonês Daisuke Ikeda, que havia conquistado a posição de honra na classificação. Após cinco voltas de pressão, o japonês acabou cedendo e o representante do Brasil partiu em direção a sua segunda vitória na temporada. “Mantive minha posição na largada e a partir da terceira volta comecei a pressionar o Ikeda. Quando achei um espaço no fim da reta dos boxes, o ultrapassei e ainda consegui abrir uma vantagem e chegar 2.2 segundos na frente. Foi uma corrida muito boa para a nossa equipe, que ocupou as três primeiras posições no pódio”, comemorou João Paulo. O outro brasileiro na categoria, Roberto Streit, completou a prova em quinto.
Já na segunda prova do final de semana, Oliveira largou da pole position, mas durante a disputa da primeira curva com Mutoh, acabou levando a pior e escapando da pista, retornando em quarto e começando uma corrida de recuperação. Nas últimas curvas, já em segundo, o brasileiro pressionou o rival até o fim, com ambos tocando rodas, mas não conseguiu receber a bandeira quadriculada em primeiro. “Larguei na frente e vinha disputando com o Mutoh a primeira curva. Escorreguei e fui pra fora, mas me recuperei e retornei em quarto. Dai em diante tive de ter muita paciência para buscar o tempo perdido e ultrapassar meus dois companheiros, Ikeda e Nakajima. Nas últimas duas voltas me aproximei bastante do Mutoh e tentei ultrapassá-lo, mas ele se defendeu muito bem e acabou não permitindo que eu o ultrapassasse”, completou João Paulo. Já Streit não completou a prova.
Com o resultado das duas corridas, o piloto da TOM’s Toyota pulou para 70 pontos no campeonato, 20 a mais que Mutoh. Daisuke Ikeda, companheiro de João Paulo, passou para a terceira posição no certame, após o ótimo desempenho em Suzuka, seguido do italiano Paolo Montin e de Naoki Yokomizo. Roberto Streit completa os seis primeiros na tabela, com 24 pontos. O circo da F-3 Japonesa terá aproximadamente um mês de descanso até a próxima rodada dupla, que será realizada entre os dias 14 e 15 de maio. “Agora temos que trabalhar para continuar a boa performance de nossa equipe em Sugo”, finalizou o representante do Brasil.
Confira o resultado da rodada dupla em Suzuka:
Primeira corrida:
1. João Paulo de Oliveira (Bra) TOM’s 17 voltas
2. Daisuke Ikeda (Jap) TOM’s
3. Kazuki Nakajima (Jap) TOM’s
4. Hideki Mutoh (Jap) M-Tec
5. Roberto Streit (Bra) Inging
6. Taku Banba (Jap) N.M.S.
7. Jonny Reid (Aus) Inging
8. Naoki Yokomizo (Jap) Threebond
9. Paolo Montin (Ita) Threebond
10. Y. Takasaki (Jap) Toda
Segunda corrida:
1. Hideki Mutoh (Jap) M-Tec 17 voltas
2. João Paulo de Oliveira (Bra) TOM’s
3. Kazuki Nakajima (Jap) TOM’s
4. Daisuke Ikeda (Jap) TOM’s
5. Jonny Reid (Aus) Inging
6. Paolo Montin (Ita) Threebond
7. Yasuhiro Takasaki (Jap) Toda
8. Naoki Yokomizo (Jap) Threebond
9. Taku Banba (Jap) N.M.S.
10. Kouke Saga (Jap) LeBausset
Veja como está o campeonato após quatro corridas:
1. João Paulo de Oliveira (Bra) 70 pontos
2. Hideki Mutoh (Jap) 50
3. Daisuke Ikeda (Jap) 41
4. Paolo Montin (Ita) 35
5. Naoki Yokomizo (Jap) 28
6. Roberto Streit (Bra) 24
7. Kazuki Nakajima (Jap) 24
8. Jonny Reid (Aus) 22
9. Taku Banba (Jap) 14
10. Yasuhiro Takasaki (Jap) 11