Depois dos organizadores da F-3 Inglesa terem cancelado no sábado (dia 16) a 3ª etapa da categoria, no circuito de Spa-Francorchamps (Bel), em virtude de um forte nevoeiro, a 4ª etapa neste domingo (17) também não pôde ser realizada pelo mesmo motivo.
O nevoeiro estava ainda pior nesta manhã, quando aconteceria a prova (10h30 local, 5h30 de Brasília). As duas corridas ainda não têm data e local para acontecerem. O brasileiro Danilo Dirani, líder do campeonato, acredita que os organizadores devem juntá-las a um outro final de semana de provas, fazendo rodadas com três ou quatro etapas. Os promotores da categoria devem se pronunciar em breve sobre a mudança.
Danilo, que largaria em décimo lugar no sábado e em nono na etapa de domingo, não considerou o cancelamento tão ruim, já que não tinha encontrado um bom acerto para o longo circuito de Spa, com mais de 6 km de extensão.
“Eu ia usar as corridas para testar e tentar algumas coisas diferentes, porque o nosso carro não estava bem aqui. Mas testar com pontos em jogo é algo muito ruim, então esse cancelamento acabou sendo bom para mim. Agora espero que eles transfiram as provas para um circuito que seja favorável a nós”, afirmou o piloto brasileiro, que tem 40 pontos na liderança do campeonato.
Danilo está estreando o novo chassis Lola B05/30 e até então a equipe P1 Motorsport só havia realizado testes em circuitos curtos, com ondulações, características bem diferentes da pista de Spa, que tem curvas com raios longos. “Vimos que precisamos testar em pistas longas e estamos planejando um treino para as próximas semanas. Como ainda estamos conhecendo o carro, já imaginávamos que poderíamos enfrentar dificuldades em Spa. Agora vimos os defeitos que ele tem nestas condições e podemos tentar melhorar”, comentou o paulista, de 22 anos.
A próxima rodada dupla da categoria está marcada para o dia 8 de maio, em Croft (Ing). “Já andamos nesta pista e o carro esteve muito bem. Além disso, ganhei duas provas lá no ano passado. Então, acho que as coisas vão voltar ao normal e vamos andar melhor”, completou Dirani, vencedor das duas primeiras etapas de 2005, em Donington Park (Ing).
Os pilotos da F-3 Inglesa também participam de um teste no dia 26 de abril, em Snetterton (Ing), visando às próximas corridas.