Mais do que conquistar sua segunda vitória consecutiva na Fórmula-3 Sul-Americana, o piloto Marcello Thomaz assumiu a liderança da categoria continental, que nesta temporada se integrou ao Renault Speed Show by TIM. Na tarde deste domingo, no Autódromo de Campo Grande, Thomaz, que largou na pole, não deu chances aos adversários e liderou as 30 voltas da quarta prova de 2005. Alberto Valério ficou em segundo lugar e se manteve na vice-liderança do campeonato.
“Foi bastante difícil, pois o ritmo foi intenso durante toda a corrida e com o forte calor, o piloto e o equipamento foram bastante exigidos. No começo, consegui abrir do Valério e me mantive na frente”, disse Thomaz numa referência aos 37 graus centígrados de temperatura ambiente e aos 56 graus no asfalto.
Com boa largada, Marcello Thomaz não deu uma chance sequer aos adversários. Ele pulou na frente e, sem ser pressionado por Alberto Valério, não só manteve a posição como também passou a abrir vantagem na frente.
“Realmente, o Marcello estava muito veloz e, apesar de ter feito o que poderia, não consegui me aproximar dele. Está difícil conquistar minha primeira vitória na Fórmula-3”, disse Valério numa referência aos três segundos lugares obtidos nas quatro corridas do ano.
Para Gustavo Foizer, que venceu a briga com Zeca Cardoso pelo terceiro lugar, o resultado foi bom, pois o manteve na briga direta pelo título da temporada.
“Nossa equipe foi a única que não treinou durante a semana aqui em Campo Grande. Deu para ver que os outros estavam mais adaptados à pista, mas estamos na briga pelo campeonato”, completou Foizer.
O momento de maior tensão na corrida foi quando, na segunda volta, Diego Nunes tentou ultrapassar Luiz Razia, mas acabou passando sobre o carro do outro piloto. Os dois abandonaram.
O público de 8 mil pessoas gerou, através de ingressos, uma tonelada de alimentos que foram doados ao Instituto Ide Educacional de Campo Grande.
Resultado da quarta etapa da Fórmula-3 Sul-Americana:
1) Marcello Thomaz (Full Time), 39m34s382, com média de 156,152 km/h
2) Alberto Valério (Cesário Fórmula), a 8s611
3) Gustavo Foizer (Casagrande Racing), a 17s336
4) André Nicastro (Prop Car), a 17s959
5) Marcos Vilhena (Full Time), a 31s585
6) Marinho Moraes (Bassan Motorsport), a 31s903
7) João Barion Neto (Piquet Sports), a 32s790
8) Zeca Cardoso (Piquet Sports), a 1 volta
Campeonato de pilotos da Fórmula-3 Sul-Americana:
1) Marcello Thomaz, 26 pontos
2) Alberto Valério, 24
3) João Barion, 22
4) André Nicastro, 21
5) Gustavo Foizer, 17
6) Diego Nunes, 11
7) Zeca Cardoso e Marcos Vilhena, 9
8) Marinho Moraes, 8
9) Pablo Perez, 6
10) Julio Campos, 1