O brasileiro João Paulo de Oliveira deu o primeiro passo neste final de semana (02 e 03/04) na busca pelo título do Campeonato Japonês de Fórmula 3, após vencer a primeira e terminar em segundo na rodada dupla de abertura da temporada, realizada no circuito de Motegi. “Foi um resultado muito bom, que me deixou muito animado para o resto da temporada. Tenho um carro bom e farei de tudo para brigar pela vitória em cada corrida”, comentou o piloto da TOM’s Toyota.
Largando da pole na primeira corrida, João Paulo não teve problemas para contornar a primeira curva na frente dos rivais e disparar na frente, recebendo a bandeirada com cerca de seis segundos à frente do italiano Paolo Montin, seu companheiro mais próximo. O outro brasileiro, Roberto Streit, cruzou a linha de chegada em quarto. “Não forcei muito. Larguei bem e consegui disparar na frente. Quando a diferença ficou estável para o Montin eu tirei um pouco o pé para poupar o motor visando a segunda corrida”
Na segunda prova, curiosamente, todos os carros da TOM’S (João Paulo, Kazuki Nakajima e Daisuke Ikeda) não realizaram uma boa largada e o representante do Brasil perdeu a ponta para o japonês Hideki Mutoh, da M-TEC. Com um carro muito bem acertado, Oliveira pressionou o concorrente até o final, mas resolveu pensar no campeonato e recebeu a bandeirada em segundo, cerca de meio segundo atrás de Mutoh. “A equipe está investigando o motivo para os três carros não largarem bem. Vale lembrar que estava mais quente na segunda do que na primeira prova. Preferi não dividir a curva com o Mutoh. Os dois carros estavam muito iguais e o risco de bater em uma tentativa de ultrapassagem era muito grande, por isso preferi manter minha posição e a liderança no campeonato. Ele (Mutoh) será meu principal rival neste ano, e consegui uma vantagem significativa para ele neste final de semana”, completou o brasileiro, que lidera a tabela de classificação com 35 pontos, oito a mais que o italiano Paolo Montin. Streit completou a prova em sexto e é o quinto no campeonato.
A próxima rodada dupla da F-3 Japonesa será realizada nos dias 16 e 17 de abril, em Suzuka. Confira o resultado final das duas corridas em Motegi:
1ª etapa:
1. João Paulo de Oliveira (Bra) TOM’S 14 voltas
2. Paolo Montin (Ita) Threebond
3. Naoki Yokomizo (Jap) Threebond
4. Roberto Streit (Bra) Inging
5. Daisuke Ikeda (Jap) TOM’S
6. Jonny Reid (Aus) Inging
2ª etapa:
1. Hideki Mutoh (Jap) M-TEC 14 voltas
2. João Paulo de Oliveira (Bra) TOM’S
3. Paolo Montin (Ita) Threebond
4. Naoki Yokomizo (Jap) Threebond
5. Daisuke Ikeda (Jap) TOM’S
6. Roberto Streit (Bra) Inging