O sorocabano Átila Abreu, de 17 anos, encerrou nesta quinta-feira (dia 31) dois dias de treinos coletivos no circuito de Hockenheim (Ale). As sessões colocaram fim aos preparativos das equipes para o início da temporada 2005 da Fórmula 3 Européia, marcado para 17 de abril, também nesta pista alemã.
Átila, que faz sua estréia na categoria pela equipe Mücke Motorsport, foi o melhor estreante no treino de quarta-feira (dia 30), e terminou na nona posição, com 1min55s300. O dia foi marcado pela chuva e o mais rápido foi o britânico James Rossiter, da Signature-Plus, com 1min53s470.
Nesta quinta-feira, o brasileiro enfrentou um problema, aparentemente no motor, e não pôde participar da parte final da sessão, onde os pilotos conseguiram registrar as melhores voltas do dia com pista seca. Por isso, Átila completou apenas 34 voltas e terminou em 19º lugar (1min36s703). O melhor tempo ficou com o brasileiro Lucas di Grassi, da equipe Manor, com 1min34s551.
Apesar deste problema, Átila ficou satisfeito por ter conseguido melhorar o acerto do seu carro. “O carro vinha saindo muito de frente nos últimos testes, mas conseguimos melhorar isso, o que era importante antes da primeira etapa. Estou mais aliviado agora”, contou.
“Foi uma pena não termos aproveitado tanto o dia hoje. Pela manhã, a pista ainda estava molhada. À tarde, perdi uma hora parado, consertando um problema no radiador. E quando eu saí, dei umas cinco voltas, e tive um problema, que parece ter sido no motor”, explicou o piloto.
Nesta temporada, Átila está fazendo parte do Programa de Desenvolvimento para Jovens Pilotos da montadora Mercedes-Benz e espera poder conseguir bons resultados para a montadora.
“Esta pré-temporada foi muito difícil, mas consegui aprender bastante. Agora é esperar a primeira etapa. Como conheço bem Hockenheim (o brasileiro disputou a Fórmula BMW Alemã em 2003 e 2004), isso pode me ajudar a buscar um bom resultado nesta estréia. Vou lutar para isso”, finalizou.
No dia 5 de abril, Átila estará em Hamburgo (Ale), participando da apresentação dos pilotos oficiais da Mercedes na DTM e Fórmula 3.