O brasileiro João Paulo de Oliveira inicia neste final de semana (2 e 3 de abril) em Motegi, a corrida pelo título do Campeonato Japonês de Fórmula 3 de 2005. Vice-campeão em sua primeira temporada no oriente com um projeto inédito da Lola-Dome, João Paulo inicia a disputa deste ano como um dos favoritos, correndo com a estrutura da Tom’s Toyota, maior e principal equipe do certame nipônico. “Meu objetivo claro é vencer o campeonato, buscar recompensar a confiança dada pela equipe a mim neste ano e ir atrás do melhor para a minha carreira no futuro”, declarou o novo piloto da equipe que tem o suporte oficial da Toyota.
Durante os testes de pré-temporada, realizados em Motegi, há quinze dias, e neste final de semana em Suzuka, Oliveira andou sempre entre os dois primeiros, liderando os treinos finais que antecedem a etapa de abertura do campeonato. “Em Motegi fui o segundo mais rápido, com uma margem muito pequena de diferença para o piloto mais veloz. Já em Suzuka conseguimos realizar um bom trabalho, ficando em primeiro no geral e treinando de verdade apenas no último dia”, comentou o piloto de 23 anos.
Para a prova deste final de semana nos 4.801 metros do circuito Twin Ring Motegi, Oliveira deseja ter melhor desempenho que no ano passado, quando largou da pole position nas duas corridas, estabeleceu a volta mais rápida, mas acabou perdendo a vitória da primeira bateria após ser penalizado por condução perigosa pelo diretor da prova. “A corrida do ano passado foi decepcionante, pois após um longo trabalho, acabei sendo punido e na outra prova tive um problema mecânico. Porém, para as etapas deste ano, estou bastante otimistas, pois nosso carro está rápido e acredito que vamos fazer um bom trabalho”, finalizou Oliveira, que tem em seu currículo o título da F-3 Alemã.