A temporada 2005 da Fórmula 3 Inglesa terá início no próximo final de semana (dias 2 e 3 de abril), no circuito de Donington Park, com dois brasileiros defendendo o título para o país, já que Nelsinho Piquet foi o campeão da categoria em 2004.
Nesta temporada, os representantes brasileiros serão Danilo Dirani, que parte para seu segundo ano na Inglaterra, e Bruno Senna, que faz sua estréia na categoria. Os treinos classificatórios para as duas primeiras corridas acontecem no sábado (2) a partir das 7 horas e 10h15 (de Brasília). As provas estão marcadas para o domingo (3), com largada às 5h50 e às 9h35. Na quinta-feira (dia 31 de março), os pilotos estarão realizando o último teste no circuito.
Aos 22 anos, Dirani estará defendendo a equipe P1 Motorsport e disputa o campeonato com o novo chassis Lola B05/30, ao contrário das outras equipes da classe principal que vão correr com o chassis Dallara.
Mas o brasileiro encara bem esse desafio. “É um pouco arriscado, mas às vezes você precisa agarrar essa chance e ver o que acontece. Acho que se trabalharmos bem, será muito bom para mim”, declarou Dirani, que se adaptou bem ao novo Lola nos testes desta pré-temporada.
“Se eu vencer o campeonato com um Dallara não será tão importante quanto se eu vencer com um Lola. O reconhecimento será maior se eu for campeão com a Lola”, destacou.
Quinto colocado em 2004, com duas vitórias, seis pódios e três pole positions, o objetivo de Dirani nesta temporada é ser campeão. “Vou buscar esse título e tentar vencer o maior número possível de provas. Já estou adaptado ao país e já conheço os circuitos. Estou bastante otimista”, frisou.
Para o brasileiro, é difícil identificar os maiores rivais no campeonato. “Todas as equipes são competentes e têm pilotos com capacidade de lutar pelo título. Além disso, tem bastante gente nova chegando, o que dificulta apontar os favoritos. Mas, como sempre, tenho certeza que será um campeonato muito disputado”, acredita.
Danilo gosta do circuito de Donington Park, que tem 3,150 km de extensão, mas lembra que é uma pista de difícil ultrapassagem. “O asfalto é bem liso e suave, mas para conseguir uma boa volta é preciso guiar ‘redondinho’. A pista também tem apenas um ponto de ultrapassagem e, por isso, quem larga na frente leva muita vantagem”, completou.
Confira a programação para a rodada dupla em Donington Park (horários de Brasília):
Sábado (dia 2)
7 às 7h30 – Classificação Primeira Etapa
10h15 às 10h45 – Classificação Segunda Etapa
Domingo (dia 3)
5h50 às 6h20 – Primeira Etapa
9h35 às 10h05 – Segunda Etapa