Atual vice-campeão japonês de Fórmula 3, João Paulo de Oliveira foi o mais rápido nos treinos coletivos realizados no último final de semana no circuito de Suzuka, que antecedem a abertura do certame desta temporada. “Terminei o dia como o mais rápido. Dos três dias no geral eu terminei como o mais rápido também, apesar de não ter andado no primeiro dia e ter dado apenas 15 voltas no segundo dia antes de quebrar meu motor”, comentou o brasileiro, que nesta temporada foi contratado pela Tom’s Toyota, considerada a maior e principal equipe do Campeonato Japonês de F-3.
A primeira etapa do Campeonato nipônico será nos dias 2 e 3 de abril, nos 4.801 metros do circuito Twing Ring Motegi, onde João Paulo de Oliveira espera conseguir um bom resultado pela primeira vez. “Estou otimista para a corrida do próximo final de semana em Motegi. Nos testes coletivos que tivemos lá há duas semanas terminei como segundo mais rápido, mas acredito que podemos vencer se fizermos um bom trabalho”, analisa o ex-campeão alemão de Fórmula 3, que foi 0s292 mais lento que Hideki Mutoh.
No ano passado João Paulo largou da pole position nas duas provas da rodada dupla no circuito da Honda, estabeleceu a volta mais rápida, mas não pontuou em nenhuma. Na primeira corrida ele recebeu a bandeirada da vitória, subiu ao pódio e recebeu o seu troféu, mas depois foi penalizado por condução perigosa. “Duas horas depois da corrida eles enviaram um comunicado dizendo que estavam analisando minha conduta na largada, me chamaram pra anunciar o que decidiram e simplesmente não me deram chance de recurso ou resposta. Levei uma penalização de um minuto, o que me deixou em 12º lugar. Nada aconteceu na largada, não toquei com ninguém, somente me defendi porque estava na pole position. Isso foi muito decepcionante”, relembrou o brasileiro. Na bateria seguinte João Paulo largou da pole position, mas teve que abandonar com o motor quebrado.
Os melhores tempos em Suzuka foram:
1.Joao Paulo de Oliveira (Brasil), Toms Toyota, 1min55s052;
2.Hideki Mutoh (Japão), Dome Honda, 1min55s110;
3.Kakuzi Nakajima (Japão), Toms Toyota, 1min55s193;
4.Daisuke Ikeda (Japão), Toms Toyota, 1min55s196;
5.Yasuhiro Takasaki (Japão), Toda Honda, 1min55s661;
6.Jonny Reid (Inglaterra), Inging Toyota, 1min56s222;
7.Roberto Streit (Brasil), Inging Toyota, 1min56s401;
8.Taku Bamba (Brasil), Now Motors, 1min56s906;
9.Ryo Orime (Japão), DTM Motors, 1min57s055;
10.Hideto Yasuoka (Japão), Inging Toyota, 1min57s264.