João Barion conquistou a sua primeira vitória na Fórmula-3 Sul-Americana. Neste sábado à tarde, no Autódromo Internacional de Curitiba, o piloto da Piquet Sports completou as 24 voltas em 34m04s611, com média de 156,52 km/h. Alberto Valério, da Cesário Fórmula, ficou com a segunda colocação e Marcello Thomaz (Full Time) foi o terceiro. A segunda etapa da categoria, que neste ano faz parte do Renault Speed Show by TIM, será neste domingo às 10h40, com vídeotape às 0h10 na RedeTV.
“Foi bom começar com o pé direito e no domingo vamos de novo para cima para ganhar. A primeira vitória fica sempre na memória”, disse Barion, que faz a sua terceira temporada na categoria, mas somente a primeira completa.
Na largada, Zeca Cardoso, que saiu em terceiro, ultrapassou João Barion e Marcello Thomaz. Na terceira volta, Zeca teve de cumprir um drive thru por ter queimado a largada e o pole Barion voltou a liderar a prova com Thomaz em segundo.
“Foi uma corrida difícil, mas valeu pelo esforço da equipe. Também estou com muita vontade de vencer no domingo, que deverá ter disputas interessantes para nós e para o público”, disse Valério, que desistiu de correr a F-3 Européia e optou pela Sul-Americana.
Enquanto os dois primeiros abriam vantagem, André Nicastro e Marinho Moraes disputavam a quarta colocação. Na 20ª volta começou a chover e os pilotos foram obrigados a reduzir a velocidade, pois a pista ficou bastante escorregadia.
“Eu e a equipe iniciamos a primeira temporada e ainda temos muitos ajustes para fazer. Esperava conseguir o segundo lugar, mas tive um problema com o pneu dianteiro esquerdo, que rasgou. Quando vi o Valério se aproximar, resolvi não jogar duro e optei por garantir os pontos”, disse Thomaz.
O safety car entrou na volta seguinte e a corrida ficou sob bandeira amarela. Por medida de segurança, a direção de prova decidiu encerrar a etapa de abertura na 24ª passagem.
“Acho que a interrupção da corrida foi positiva porque restando apenas três voltas para o final ninguém trocaria pneu e seria um risco continuar a corrida com pneu slick”, disse Barion.
Resultado da primeira etapa da F-3:
1)João Barion (Piquet Sports), 24 voltas em 34m04s611, com média de 156,52 km/h
2)Alberto Valério (Cesário Fórmula), a 0s627
3)Marcello Thomaz (Full Time), a 1s240
4)André Nicastro (Prop Car), a 1s633
5)Pablo Perez (NasrCastroneves Racing), a 4s755
6)Diego Nunes (Bassani Racing), a 22s424
7)Marinho Moraes (Bassan Racing), a 1m23s933
8)Júlio Campos (Prop Car), a 4 voltas
9)Luiz Razia (Dragão Motorsport), a 5 voltas
10)Marcos Vilhena (Full Time), a 9 voltas
11)Zeca Cardoso (Piquet Sports), a 16 voltas
12)Gustavo Foizer (Casagrande Racing), a 21 voltas
Melhor Volta: João Barion: 1m14s602, com média de 178,74 km/h