Finalmente o brasileiro Átila Abreu, da equipe Mücke Motorsport, pôde testar com pista seca e trabalhar no desenvolvimento de seu carro nesta quarta e quinta-feira (dias 9 e 10), em Valência (Esp). Nos quatro dias de testes anteriores, em Jerez de la Frontera (Esp), a chuva sempre esteve presente.
O piloto, de 17 anos, estará fazendo sua estréia na Fórmula 3 Européia nesta temporada, como piloto oficial da Mercedes-Benz. O campeonato começa no dia 17 de abril, em Hockenheim (Ale).
Quinze carros da categoria estiveram em ação em Valência, testando ao lado de outras equipes da Fórmula 3 Espanhola. Por isso, não houve cronometragem oficial dos ensaios.Na quarta-feira, Átila realizou um bom treino e trabalhou a parte aerodinâmica do carro. Na quinta, no entanto, o brasileiro enfrentou alguns problemas e, em virtude de duas bandeiras vermelhas, não conseguiu aproveitar a melhor volta dos pneus, quando colocou jogos novos.
“Foram dois dias de muito trabalho e finalmente o sol apareceu e pudemos estar focados no desenvolvimento do carro. Testamos várias configurações na quarta-feira, tanto da asa, quanto dos amortecedores. Na quinta, trabalhamos mais a parte mecânica. No entanto, tive problemas com o escapamento do meu carro, que se soltou duas vezes, e acabei perdendo algum tempo, justamente pela manhã, quando a pista era mais rápida. Além disso, duas bandeiras vermelhas (uma pela manhã e outra à tarde) impediram que eu tirasse o melhor dos pneus novos”, contou Átila.
“O carro está bom, mas ainda é preciso trabalhar alguns pontos, até mesmo da minha parte, já que não tenho tanta experiência com o carro e ainda estou entendendo melhor suas reações. Nesta quinta, com o clima mais quente e pneus velhos, ele estava saindo muito de frente. Conseguimos melhorar, mas ainda não está 100%”, declarou o sorocabano.
Átila chegou a escapar da pista ao final do treino, para se livrar de um acidente, depois que um carro rodou na sua frente. “Passei pela brita e isso acabou danificando um pouco a asa dianteira, mas não foi nada grave”, explicou.
O piloto nunca havia testado no circuito espanhol anteriormente, mas achou a pista bastante interessante. “Essa foi a primeira vez que eu testei em Valência e gostei do circuito. A pista tem várias opções de traçado e não há muitos pontos de freada. É um circuito de média para alta velocidade e é uma pista boa para pegar confiança no carro, porque existem muitas áreas de escape e dá para forçar um pouco mais, embora esse não seja o nosso objetivo nesse momento”, explicou Átila.
O brasileiro volta a testar na próxima semana (dias 14 e 15), em Nogaro (Fra).
Prêmio – Na última terça-feira (dia 8), Átila Abreu foi premiado pelo Panathlon Club de Sorocaba e a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), em evento realizado no teatro Municipal “Teotônio Vilela”, em Sorocaba (SP). Ele recebeu o troféu Destaque do Esporte de 2004, ano em que foi vice-campeão na Fórmula BMW Alemã, com 15 pódios em 20 etapas. Como estava testando na Europa, Átila foi representado pelo piloto Djalma Fogaça, da Fórmula Truck.