O piloto Luiz Razia Filho e a Dragão Motorsport realizaram ontem (terça-feira, 8), no Autódromo de Brasília, o último treino antes da rodada de abertura do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. As provas serão realizadas neste fim de semana (12 e 13/3), em Curitiba (PR), como parte integrante do Renault Speed Show, que traz também a Fórmula Renault e a Copa Clio.
O treino desta terça estava previsto inicialmente para a última segunda-feira, mas foi adiado devido à ocorrência de um problema no chicote elétrico do carro. Luiz Razia andou forte no período da tarde, o que fez do ensaio de ontem um treino completo, e não apenas um shakedown típico das semanas de corrida.
“Com a troca do sistema de injeção eletrônica de combustível EFI para o da Magneti Marelli, tivemos alguns imprevistos durante a pré-temporada que precisavam ser solucionados antes da primeira corrida”, disse Luis Trinci, o Dragão, chefe da equipe. “Nosso motor falhava constantemente e, depois de sanado o defeito no chicote, o piloto pôde acelerar e conseguiu um ótimo tempo para as condições da pista”, opinou Dragão.
Em 2005, a Fórmula 3 Sul-Americana usará um novo sistema de injeção eletrônica de combustível, fornecido pela Magneti Marelli. Até o ano passado, todos os carros equipados com motores Honda corriam com o sistema da EFI. As exceções eram os monopostos das equipes Full Time Sports e da Prop Car que, por correrem com motores Opel, usavam sistema de injeção da Bosch.
“O fato do sistema da Magneti Marelli ser lacrado impede o re-mapeamento da injeção por parte das equipes e, teoricamente equilibra a disputa. Mas esses sistemas nunca apresentam um desempenho similar e o resultado na pista fica muito atrelado ao fator sorte. Por isso seria importante que houvesse um técnico nos acompanhando durante os fins de semana de corrida, pelo menos para que pudéssemos checar o bom funcionamento dos sensores do carro”, completou o chefe da equipe.
Atual campeão brasileiro de kart, Luiz Razia fará sua primeira corrida com um monoposto neste sábado, e acredita que a ansiedade da estréia vá ser superada assim que os treinos da sexta-feira começarem. “Estou um pouco ansioso para a estréia, quero ver como vai ser guiar com muita gente na pista. Mas chegando lá (em Curitiba), eu relaxo”, finaliza.