Um dos mais jovens pilotos que vão disputar a Fórmula-3 Sul-Americana nesta temporada, Mário Ermírio de Moraes, com 16 anos recém-completados, fará sua primeira temporada na tradicional categoria da América do Sul. No entanto, apesar da pouca idade Marinho já tem alguma experiência na condução de monopostos, pois em 2004 correu na Fórmula Renault 1600 nos Estados Unidos, campeonato onde venceu quatro corridas e terminou na quarta posição mesmo sem disputar seis etapas devido a uma fratura na mão conseqüência de uma queda de um snowboard.
“Foi meu primeiro ano no automobilismo e minha opção por correr primeiro lá nos Estados Unidos foi em virtude de aqui a idade mínima ser 16 anos e no ano passado eu tinha 15, e os americanos aceitam. Corri ao lado do filho do Michael Andretti, o Marco Andretti, entre outros bons pilotos”, completou Marinho.
Apesar das diferenças entre o F-Renault 1600 e carro da Fórmula-3 Sul-Americana, Marinho adquiriu um pouco de experiência e conhecimento de pistas pelo Brasil. No entanto, ele nunca testou o motor Berta, que a partir desta temporada equipa os carros da categoria. Os Berta serão responsáveis por grande redução de custos, pois são fabricados na vizinha Argentina, o que vai baixar os gastos com manutenção e revisões.
“Fiz um treino com um F-3 em Brasília, também andei em três pistas de Argentina, mas lá com chassi Dallara 1994 e motor do Super Renault em duas das três pistas. Foi mais para conhecer os traçados. Acho que esta temporada será bem difícil, pois será de aprendizado”.
Mesmo sabendo que tem muito a aprender, Marinho mostra confiança e garante que se ficar entre os quatro primeiros no final do campeonato se dará por satisfeito. Ele diz que até a metade da temporada enfrentará as naturais dificuldades da iniciação, mas depois sonha um pouco alto.
“Ser campeão não é impossível neste ano, mas meus adversários diretos têm muito mais conhecimento do carro e experiência em monopostos do que eu. Se ficar entre os quatro e conquistar uma vitória estaria de bom tamanho”, completou.