O sorocabano Átila Abreu, de 17 anos, inicia nesta terça-feira (dia 15) os testes para a temporada 2005 da Fórmula 3 Européia. Serão dois dias de treinos no circuito de Lausitzring, na Alemanha. O brasileiro estará fazendo sua estréia na categoria pela equipe Mücke Motorsport e contará este ano com o apoio da Mercedes-Benz. Ao lado de outros pilotos, Átila fará parte do programa de desenvolvimento da montadora alemã.
Ao todo, Átila participará de 10 dias de testes de inverno (como são chamados na Europa) e terá mais três treinos coletivos até a abertura do campeonato, em 17 de abril, em Hockenheim (Ale).
“O primeiro dia do treino vai servir como um shakedown, para ver se está tudo funcionando no carro. Só no segundo dia vamos começar a trabalhar para ver como o novo carro está se comportando”, declarou o vice-campeão da Fórmula BMW Alemã.
No final do ano passado, o brasileiro participou de alguns testes com a equipe, ainda com o carro de 2004. “Gostei muito do carro, mas ele exige bastante sensibilidade do piloto para achar o acerto ideal”, comentou Átila, que estará disputando a temporada com chassis Dallara e motor Mercedes de aproximadamente 215 cavalos.
“Quero utilizar esses testes para me acostumar melhor ao carro e aprender bastante sobre a parte mecânica. Só terei certeza do meu nível de aprendizado na primeira corrida, mas espero estar andando entre os oito primeiros, já que a categoria tem muitos pilotos bons e experientes”, destacou.
Depois do teste em Lausitzring, Átila estará participando do programa de treinamento físico para os pilotos da Mercedes, em Portugal, onde também estarão presentes os pilotos da montadora na equipe oficial do DTM (Campeonato Alemão de Turismo), dentre eles o bicampeão de Fórmula 1, Mika Hakkinen, e o francês Jean Alesi. O brasileiro participa do evento entre os dias 19 e 23 e depois volta a testar em Pau (Fra), nos dias 24 e 25.