Marcello Thomaz faz balanço da temporada 2004

Assim como a maioria das pessoas, o paulista Marcello Thomaz está usando o fim de ano para fazer um balanço de 2004 e traçar seus próximos passos dentro do automobilismo em 2005. Este ano começou de maneira promissora para o piloto de 20 anos, já que ele tinha acertado defender a equipe Cram no Campeonato Europeu de Fórmula Renault, além de algumas participações na versão italiana da categoria. Mas a fraca performance da equipe sediada na Itália com a nova configuração da usada na Fórmula Renault levou Thomaz a deixar a disputa no mês de junho e voltar para o Brasil.

“Uma das principais lições que tiro deste ano é que nada é certo no automobilismo. Ia correr pela equipe campeã e tinha certeza que obteria bons resultados, mas eles insistiam em usar o “setup” de anos anteriores num carro que tinha uma nova configuração aerodinâmica. Além disso, eles não atendiam ao pedido dos pilotos para modificação no carro, numa situação que ficou insustentável, e a melhor saída para ambas as partes foi a separação.”, explicou Marcello.

Mas se de um lado os resultados não vieram como o esperado, Thomaz acredita que o aprendizado e sua evolução como piloto foram os maiores presentes de sua experiência na Europa. “Como as corridas lá fora são mais curtas que as do Brasil, não existe estratégia de corrida, é pé embaixo o tempo todo. Colaborava para essa situação grande competitivade da categoria, já que chegamos a ter mais de 30 carros no grid. E acho que tudo isso me ajudou a evoluir como piloto, pois me senti muito mais confiante num carro de Fórmula 3 no retorno da Europa do que nas outras vezes que tinha pilotado um carro desses”, disse Thomaz, que na volta ao Brasil disputou a rodada do Rio de Janeiro da Fórmula 3 Sul-americana, chegando na terceira colocação na prova válida pela 11ª etapa.

A última atividade de Marcello em 2004 seria a rodada quadrúpla que marcou o encerramento da temporada da Fórmula 3 Sul-americana em Interlagos. Depois de classificar o Dallara/Berta da equipe Full Time na segunda colocação em duas provas da programação, o piloto foi desclassificado do grid da 15ª etapa, por uma irregularidade no combustível, o que levou a equipe a se retirar da rodada final. “Na hora de pegar o combustível com a organização, a equipe deve ter usado um tambor com restos de gasolina da Fórmula Renault e essa mistura foi o que causou a nossa punição. Não levamos vantagem em nada, pois a gasolina da Fórmula Renault é tecnicamente mais fraca que a Fórmula 3, mas os comissários decidiram manter a penalização. Isso levou a Full Time a se retirar da etapa, e apesar de querer correr devido ao excelente trabalho que fizemos nos treinos, acatei a decisão do meu time e não disputei as provas de Interlagos.”, falou o piloto.

Para 2005, o principal objetivo de Marcello Thomaz continua sendo a Fórmula 3, bastando definir o orçamento para o próximo ano para a definição de qual campeonato será escolhido.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.