Gustavo Foizer vence e adia novamente decisão

Depois de uma prova que terminou às 19h39 deste sábado, Xandinho Negrão, da Equipe Medley Genéricos, aproximou-se ainda mais da conquista do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. Mesmo sendo apenas o sexto lugar na 16a etapa, vencida por Gustavo Foizer, o líder da classificação precisa somente de mais um ponto na rodada dupla deste domingo que encerrará a temporada no Autódromo de Interlagos. A primeira corrida de amanhã começará às 10h35 e um oitavo lugar será suficiente para o título. Xandinho largará em sétimo, com Alexandre Foizer na pole e Gustavo em segundo.

A prova colocou em xeque a paciência de equipes e pilotos. A largada estava marcada para as 11h40, mas acabou adiada para o fim de uma longa programação que incluía a decisão de torneios regionais paulistas e do Campeonato Brasileiro de Marcas. A alteração foi provocada pelo receio de que os novos motores argentinos Berta, que estão estreando na Fórmula 3 neste fim de semana, continuassem apresentando a repetição das quebras verificadas desde a quinta-feira. Oreste Berta, o construtor dos motores, chegou a estimar o risco de problemas em 99%. Apesar do pessimismo do argentino, apenas Carlos Iaconelli abandonou por falha mecânica.

O motor de Xandinho resistiu à corrida – a diminuição do número de voltas de 24 para 15 foi outra medida preventiva -, mas jamais possibilitou ao virtual campeão a chance de brigar por melhores posições. “Larguei bem, e cheguei a pensar em atacar o Henrique Favoretto, mas resolvi não correr o risco de uma batida porque ele estava se defendendo de uma forma agressiva. Achei mais prudente pensar no campeonato. Como o motor também não rendia, a exemplo da corrida de ontem, nem me preocupei quando o André Sousa me passou”, explicou.

Dependendo apenas das próprias forças, Xandinho promete manter a estratégia para a prova que abre o programa de amanhã. “Vou fazer uma corrida conservadora. O mais importante é conquistar o campeonato”. A segunda largada está marcada para as 13h25. O grid será formado de acordo com a ordem de chegada da corrida de hoje.

O resultado da 16ª etapa foi este:

1 – Gustavo Foizer, 15 voltas;

2 – Alberto Valério, a 0s968

3 – Alexandre Foizer, a 4s275

4 – Henrique Favoretto, a 16s583

5 – André Sousa, a 18s396

6 – Xandinho Negrão, a 22s749



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.