Em virtude do terrível acidente que sofreu quando brigava pela liderança da prova de sábado, o brasileiro João Paulo de Oliveira (Varig) foi impedido pelos médicos de participar da 18ª etapa do Campeonato Japonês de Fórmula 3, disputada domingo (03/10) em Mine, no Japão. Com sua ausência, o caminho ficou livre para que Ronnie Quintarelli vencesse a penúltima corrida da temporada e conquistasse por antecipação o título da categoria. “Depois dos exames que fiz no hospital os médicos decidiram que o melhor era eu ficar em repouso. Sinto-me bem fisicamente, mas não pude correr. O susto foi enorme, mas agora agradeço por estar bem, pois é simplesmente o que importa”, declarou o vice-líder do certame. O italiano passou a somar 241 pontos contra 191 do brasileiro, faltando ainda mais uma rodada dupla com 40 pontos em jogo.
O acidente de João Paulo na 17ª etapa foi impressionante. Na freada de uma chicane, na 12ª volta de 17 que iriam ser disputadas, o atual campeão alemão foi tentar assumir a liderança da corrida e saiu reto, batendo frontalmente contra a barreira de pneus. “Eu estava em quarta marcha e perdi o freio. Tentei diminuir a velocidade do carro, mas não consegui. Tive um impacto frontal fortíssimo e por sorte estou bem. O pedal do freio abaixou completamente assim que eu toquei nele. Ainda tentei pressionar o pedal por umas duas vezes, mas sem resposta”, lembrou o brasileiro. “Já sabemos que a pastilha da roda esquerda traseira se quebrou no meio e isso me deixou sem pressão nos freios”, explicou João Paulo.
Chegando em Mine a apenas 10 pontos do vice-campeão japonês de Fórmula 3 em 2003, João Paulo de Oliveira sabia que tinha condições de reverter a situação e assumir a liderança do certame, para jogar a decisão do título para o circuito de Motegi, palco das duas últimas etapas nos dias 23 e 24 de outubro. “É uma pena, pois eu tinha condições de vencer a corrida de ontem (sábado) e estava pressionando o Quintarelli quando isso aconteceu”, contou o brasileiro que venceu cinco provas na temporada. “Claro que estou chateado por perder a chance de vencer mais duas corridas e ficar afastado do titulo. Mas hoje estou feliz pelo fato de estar bem e de que o acidente não tenha causado nada de mais grave em mim”, desabafou o vice-líder.
Quem teve um bom final de semana foi o brasileiro Fábio Carbone, que terminou as duas corridas na segunda posição e ainda estabeleceu a melhor volta no domingo. João Paulo ficou com a volta mais rápida do sábado, na prova que foi vencida por Ronnie Quintrarelli.
Os dez primeiros na antepenúltima etapa do Campeonato foram:
1º) Ronnie Quintarelli (ITA), 40 voltas
2º) Fábio Carbone (BRA), 40
3º) Kazuki Nakajima (JAP), 40
4º) Taku Bamba (JAP), 40
5º) Sakon Yamamoto (JAP), 40
6º) Naoki Yokomizo (JAP), 40
7º) Masataka Yanagida (JAP), 40
8º) Wataru Kobayakawa (JAP),40
9º) Hiroyoshi Shibata (JAP), 40
10º) Motohiko Isozaki (JAP), 40
O Campeonato Japonês depois de 18 etapas ficou assim:
1º) Ronnie Quintarelli (ITA), 241 pontos
2º) João Paulo de Oliveira (BRA), 191
3º) Richard Antinucci (EUA), 161
4º) Naoki Yokomizo (JAP), 155
5º) Kazuki Nakajima (JAP), 126
6º) Taku Bamba (JAP), 122
7º) Fábio Carbone (BRA), 120
8º) Sakon Yamamoto (JAP), 96
9º) Hideki Mutoh (JAP), 75
10º) Masataka Yanagida (JAP), 54