O piloto do Liverpool FC, Adrian Valles, conquistou sua primeira vitória com um bom segundo jogo de pneus de chuva no escorregadio circuito de Zolder, na Bélgica. Craig Dolby, do RSC Anderlecht, tomou a liderança, ultrapassando o pole Paul Meijer do BVB na primeira volta.
Valles ficou na terceira posição enquanto atrás dele o líder do campeonato Beijing Guoan, com Davide Rigon, e Robert Doornbos, do AC Milan, colidiram na primeira curva – Beijing perdendo sua asa traseira e AC Milan quebrando a suspensão dianteira direita.
Duncan Tappy, do Tottenham Hotspur, também teve problemas no começo, sofrendo com um pneu furado e tendo que fazer um pit-stop prematuro.
Borja Garcia, do Sevilla FC, trouxe o Safety Car na quarta volta quando rodou e ficou preso no muro enquanto ocupava a quarta posição.
Quando a corrida foi resumida cinco voltas mais tarde, a janela de pit-stop foi aberta e vários clubes aproveitaram a oportunidade de fazer suas paradas, eliminando a chance de serem pegos e perderem posições na pista graças às possíveis bandeiras amarelas.
Liverpool, Roma, Basel, Porto, Galatasaray, PSV e Al Ain fizeram suas paradas e a decisão tornou-se decisiva para o resultado da corrida.
Valles sofreu para aquecer seus pneus de chuva na primeira perna, mas melhorou após sua parada, agora correndo 1 ou 2 segundos mais rápido por volta.
Anderlecht parou quatro voltas mais tarde, então Liverpool acabou com a diferença e roubou a liderança na hora em que Dolby retornou à pista.
Meijer pareceu esperar até o final da janela de pit-stop, fazendo sua parada antes do outro Safety Car, que entrou na pista graças às rodadas de AS Roma e Galatasaray – na verdade, o jovem holandês ficou sem rádio e sofreu para ver a placa no pit-wall.
No final, Liverpool liderou Anderlecht e BVB com um impressionante resultado do jovem Max Wissel, do FC Basel, completando em quarto – ultrapassando Andy Soucek, do Atletico de Madrid no final da corrida. O top 10 foi completado por (Tristan Gommendy), Yelmer Buurman (PSV Eindhoven), Rangers (Ryan Dalziel), Flamengo (Tuka Rocha) e Corinthians (Antonio Pizzonia).
Na classificação do campeonato, o abandono de Beijing na primeira corrida apertou a disputa. O clube chinês agora lidera com 157 pontos à frente de PSV (153), Anderlecht (152) e Liverpool (140).
Confira o resultado da primeira prova em Zolder:
1) Adrian Valles (Liverpool FC)
2) Craig Dolby (RSC Anderlecht)
3) Paul Meijer (Borussia Dortmund)
4) Max Wissel (FC Basel)
5) Andy Soucek (Atletico Madrid)
6) Tristan Gommendy (FC Porto)
7) Yelmer Buurman (PSV Einhoven)
8) Ryan Dalziel (Rangers)
9) Tuka Rocha (Flamengo)
10) Antonio Pizzonia (Corinthians)
11) Bertrand Baguette (Al-Ain)
12) Duncan Tappy (Tottenham Hotspur)
OUT) Enrico Toccocela (AS Roma)
OUT) Alessandro Pier Guidi (Galatasaray)
OUT) Kasper Andersen (Olympiacos)
OUT) Borja Garcia (Sevilla FC)
OUT) Davide Rigon (Beijing Guoan)
OUT) RobertDoornbos (AC Milan)