A disputa pelo vice-campeonato foi mesmo o ponto alto da rodada dupla de encerramento da Fórmula São Paulo, realizada neste fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). Com o título já definido em favor do carioca Henrique Lambert, a taça de vice-campeão passou a ser o único objetivo dos quatro pilotos que ainda brigavam diretamente pela posição. E ficou com o piloto que ocupou por mais tempo a vice-liderança da competição durante a temporada.
Depois de anunciar sua transferência para a Copa WebMotors Pick-up Racing em 2009, o paulista Felipe Leonardos passou a se dedicar à preparação para a nova categoria, e por essa razão tinha aberto mão das três últimas rodadas da Fórmula São Paulo mesmo ainda tendo chances de ser campeão. Neste fim de semana, no entanto, a vontade de ficar com o vice falou mais alto e ele voltou para a pista para garantir o segundo posto na temporada.
Competindo pela EMB Racing, Leonardos confirmou presença na decisão pouco antes da primeira prova do fim de semana, e por essa razão não disputou nenhum dos dois treinos classificatórios realizados na sexta-feira. Na prova de sábado, mesmo ainda buscando a melhor sintonia com o equipamento, Felipe recebeu a bandeirada em quinto. Já na corrida deste domingo, completou bela prova de recuperação e chegou ao pódio na segunda colocação.
“Estava sem pilotar um carro da Fórmula São Paulo havia quatro meses, e foi ótimo poder voltar de forma competitiva”, disse Leonardos. “Só tenho a agradecer à equipe EMB pelo empenho. O pessoal não poupou esforços para colocar meu carro na pista em tempo para que eu pudesse disputar a corrida de sábado. Trabalhamos bastante entre uma prova e outra e foi ótimo ter tido a confiança do time. Fizemos algumas modificações no setup e pudemos ser ainda mais competitivos neste domingo”, acrescentou.
Largando em oitavo, Felipe Leonardos foi o destaque do dia e recebeu a bandeirada em segundo, a apenas 3s568 do vencedor, Henrique Lambert. Com esse resultado, ele se manteve à frente de Raphael Abbate no campeonato, e fechou o ano como vice-campeão. “Eu poderia terminar a prova atrás do Raphael, mas durante a corrida surgiu a oportunidade de buscar a vitória e aproveitei. Acredito que realmente a dedicação de todo o time tenha me deixado ainda mais motivado para essa prova, e procurei o tempo todo me superar”, disse o piloto.
Leonardos começou a corrida de maneira agressiva, e em poucas voltas já ocupava na quarta posição. Na quinta passagem, o abandono de Fernando Nienkotter em local perigoso provocou a entrada do carro de segurança, o que favoreceu ainda mais a recuperação do piloto da EMB Racing. “Se não fosse o safety car acredito que eu poderia ter terminado a corrida em terceiro, mas dificilmente conseguiria chegar no Raphael, já que ele tinha conseguido abrir certa vantagem no começo da corrida”, comentou. “Mas tive carro para vencer neste domingo e seu tivéssemos tido a chance de treinar ao longo da semana, e de largar em uma posição um pouco melhor, acredito que eu poderia ter brigado diretamente pela primeira posição neste domingo”, afirmou o vice-campeão de 2008. A vitória ficou com Henrique Lambert, que assumiu a liderança da corrida já na largada.
Considerada a única categoria-escola do automobilismo brasileiro com abrangência nacional, a Fórmula São Paulo tem cumprido bem o papel de formar jovens talentos para o automobilismo. Nos três últimos anos, os primeiros colocados no campeonato conseguiram espaço em categorias superiores, e a maioria chegou a competir fora do país.
Fabio Orsolon, campeão em 2006, disputou a Fórmula Skip Barber nos EUA. O vice daquela temporada, Leonardo Otero, foi o estreante do ano na F-3 Sul-Americana em 2008. Entre os destaques de 2007, o campeão Victor Correa transferiu-se para o automobilismo inglês e chegou a vencer corridas na F-Ford. Henrique Lambert já fez sua estréia na F-3, embora ainda negocie com patrocinadores sua participação na temporada de 2009 da categoria, e Felipe Leonardos anunciou seu projeto para estrear na Pick-up Racing no ano que vem.