O paulista Raphael Abbate (Alpha Color/Bombril/Avery Dennison/Phebem) conquistou neste sábado (13/12) no autódromo de Interlagos (São Paulo) sua segunda vitória na Fórmula São Paulo, e deu um importante passo para brigar pelo vice-campeonato da única categoria de monopostos disputada regularmente no Brasil. Depois de nove etapas ele acumula 89 pontos e está a apenas quatro pontos do vice-líder Felipe Leonardos (Opus/Massoni Racing), que recebeu a bandeirada em quarto, atrás de Leandro Florenzo (Souza Ramos/Dynamics/Alpie). Com 140 pontos, o carioca Henrique Lambert (Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli) terminou em segundo e já tem o título de campeão assegurado por antecipação.
Na largada Henrique Lambert saiu bem e na primeira curva já assumiu a liderança da corrida onde permaneceu por oito voltas. Com um motor rendendo melhor, Raphael Abbate não teve dificuldade em pegar o vácuo do carioca para assumir a ponta, que manteve tranquilamente até o final, e ainda estabeleceu a volta mais rápida em 1min45s961 (média de 146,397 km/h). “Foi bom, mantive a boa média do ano de só terminar em primeiro ou segundo lugar”, comentou o campeão antecipado. “Para a corrida de amanhã, teremos que mexer no carro para sermos mais competitivos. Talvez eu troque de motor, este está sem força”, justificou Lambert.
A melhor disputa da corrida foi pelo segundo posto. Logo após o meio da corrida Jorge Rosseli Calaça Neto (Caraigá/Mad-Croc/Pharmaervas) ultrapassou Henrique Lambert na reta entre a curva do Lago e do Laranjinha e assumiu a vice-liderança. No entanto, ele não conseguiu abrir uma grande diferença, e os dois pilotos trocaram de posições algumas vezes, recebendo a bandeirada lado a lado, separados por apenas 26 milésimos de segundo. “O motor dele era bem melhor, a exemplo do Raphael (Abbate). Faltando cinco voltas caprichei cada vez mais e abusei nas freadas. Na última volta, quase bati na traseira dele na freada da Junção e consegui sair do vácuo perto da bandeirada para garantir o segundo lugar”, explicou o piloto da Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli. Após a prova Jorge Calaça Neto foi desclassificado por estar com peso abaixo do mínimo regulamentar. Lambert tem quatro vitórias e quatro segundos lugares na temporada.
A décima última etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo acontece a partir das 12 horas deste domingo (14/12), novamente no autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo.
Os primeiros na nona etapa da Fórmula São Paulo foram:
1º) Raphael Abbate (Alpha Color/Bombril/Avery Dennison/Phebem), 18 voltas em 32min06s948;
2º) Henrique Lambert (Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli), a 7s650;
3º) Leandro Florenzo (Souza Ramos/Dynamics/Alpie), a 15s049;
4º) Felipe Leonardos (Opus/Massoni Racing), a 33s004;
5º) Fernando Nienkotter (Repecon/Banco Fiat/George Seguros), a 36s306;
6º) Arthur Gaggini (Poiano Lopes Contruções/Alpie Racing), a 47s229;
7º) Fernando Chicareli (Tecturbo/Alpie), a 48s227;
8º) Bruno Andrade (Paddock Máquinas/Alpie), a 57s404.