O Automobile Club de l’Ouest e a IMSA revelaram os regulamentos técnicos alterados que permitirão que LMH e LMDh corram lado a lado no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e no Campeonato IMSA WeatherTech Sportscar em 2023.
Além disso, foi confirmado que os carros fabricados sob os regulamentos do Hypercar de Le Mans poderão competir no campeonato IMSA, algo que não havia sido confirmado anteriormente.
As mudanças foram confirmadas pela primeira vez pelo Conselho Mundial de Esportes Motorizados da FIA após uma reunião na quinta-feira, embora os detalhes ainda não estivessem disponíveis ao público.
Os detalhes foram agora divulgados pelos órgãos reguladores e se concentram especificamente em quatro áreas principais: montagem do pneu, perfil de aceleração, capacidade de frenagem e aerodinâmica. Sob as novas regras, os carros com tração nas quatro rodas (AWD) terão um perfil de pneu de 31 polegadas na frente e na traseira, enquanto os carros com tração traseira (RWD) terão um perfil de 29 polegadas na frente e um perfil de 34 polegadas na parte traseira.
As mudanças também foram feitas no perfil de aceleração. Para os carros AWD, a implantação da velocidade de ativação se tornará uma ferramenta de equilíbrio de desempenho, em oposição a algo definido nos regulamentos técnicos. Além disso, devido às variações de pista, haverá duas velocidades de ativação do BOP correspondentes às condições da pista, dependendo se um pneu seco ou molhado foi instalado no carro, provavelmente entre 120 e 160Km/h.
Os carros LMDh receberão um software de controle para limitar a contribuição do motor elétrico para a capacidade de controle de tração. Em termos de capacidade de frenagem, os carros RWD e AWD terão capacidades idênticas, com os níveis de torque dos eixos dianteiro e traseiro levados em consideração para carros AWD. O eixo dianteiro dos carros com tração integral também será equipado com um mecanismo de travamento zero, que será ativado ao desacelerar.
Todos os carros LMH continuarão passando por testes em túnel de vento nas instalações da Sauber, na Suíça, para serem homologados para o WEC. No entanto, se um competidor do Hypercar deseja que seu carro seja homologado para a competição da IMSA, ele deve passar por um procedimento separado nas instalações de Windshear, no estado da Carolina do Norte, nos EUA. O mesmo se aplica ao contrário para os carros LMDh.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
