A confirmação da parceria entre WEC e IMSA sobre os regulamentos técnicos, que permitirão que os carros LMH e LMDh corram lado a lado nos dois campeonatos em 2023, foi comemorado pelo mundo do Endurance. Após o anúncio, os presidentes e responsáveis por este acordo comentaram a importância dessa parceria para a história do automobilismo.
O presidente da comissão de Endurance da FIA, Richard Mille, explicou que o acordo tem a função de traçar um futuro comum para as provas de euduro. “A FIA, ACO e IMSA têm trabalhado em direção a um futuro comum, onde as equipes que correm em LMH e LMDh possam competir em ambos os lados do Atlântico”.
“Podemos ver que a convergência tomou um passo mais perto da realidade, o que é uma ótima notícia para todos nós envolvidos em corridas. Os princípios foram acordados por todas as partes. O sonho de equipes e fabricantes serem capazes de competir em todas as corridas de enduro com o mesmo carro está mais próxima. Isso representa um momento significativo na história do automobilismo”, disse Mille.
O presidente do Automobile Club de l’Ouest, Pierre Fillon, comemorou o anúncio conjunto das duas categorias. “Este grande anúncio surge da nossa ambição de construir um futuro comum para as corridas de Endurance. Todos nós trabalhamos juntos para alcançar este acordo histórico e gostaria de agradecer sinceramente a todas as partes interessadas”.
“É uma notícia maravilhosa para times e fãs e traça um futuro brilhante para o Endurance. Os fabricantes sonhavam em poder participar das maiores corridas de enduro do mundo com o mesmo modelo de carro e isso agora vai ser realidade”, disse Fillon.
O presidente da IMSA, John Doonan, também comentou sobre o acordo e seu potencial no automobilismo. “O que conquistamos como grupo há algumas semanas em Paris tem o potencial de revolucionar o protótipo de corridas de carros esportivos em todo o mundo”.
“O palco está montado para uma categoria superior altamente competitiva que incluirá muitos dos maiores fabricantes automotivos do mundo, apresentando tecnologia relevante nas corridas de enduro de maior prestígio do mundo”, disse o presidente da IMSA.
Doonan afirmou que a nova parceria levará as duas categorias para um nível mais alto. “Coletivamente, temos a oportunidade de nos envolver com a próxima geração de fãs de corrida de carros esportivos de enduro e elevar nosso esporte aos níveis mais altos. Não posso estar mais orgulhoso do espírito de colaboração entre nossa equipe IMSA, nossos colegas na ACO e FIA, e todos os nossos parceiros automotivos”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
