A equipe Mazda conquistou a vitória neste sábado (14), nas 12 horas de Sebring, porém o trio formado pelo brasileiro Hélio Castroneves, Ricky Taylor e Alexander Rossi conquistaram o título da IMSA de 2020 por apenas um ponto. A Acura-Penske ARX-05 DPi de número 7 enfrentou a problemas mecânicos ao longo da prova, ficando sete voltas atrás do vencedor da corrida, mas um ponto à frente de seu rival na classificação final do campeonato. O trio vice-campeão, formado por Renger van der Zande, Ryan Briscoe e Scott Dixon, também sofreram com problemas e terminam na sétima posição.
O carro de número 7 da Penske encontrou problemas mecânicos e o campeonato parecia fora de alcance. Aos 40 minutos de corrida, o ‘intercooler’ esquerdo apresentou defeito no carro, um conserto de 25 minutos deixou o carro bem atrás. “Vamos lutar até o fim. Tudo é possível. Vamos continuar lutando. Vamos voltar e continuar. Não era para ser, mas ainda não acabou. Não quero perder a esperança agora. Eu sei que parece difícil”, disse Castroneves enquanto o trabalho da equipe estava em andamento.
Depois de conquistar o campeonato pela primeira vez em sua carreira de 23 anos nos Estados Unidos, Castroneves afirmou que em uma corrida tudo é possível. “Nas corridas, tudo é possível. Começamos a temporada sem pontos na tabela e de repente lutamos pelo campeonato”.
“Infelizmente, nessa situação, estava completamente fora de nossas mãos. Estávamos literalmente esperando que as coisas acontecessem, e aconteceu. Foi o destino. Eu sempre digo que se for para ser, será, e estou tão feliz que foi a nossa vez. Você nunca desiste e nós nunca desistimos”, concluiu o brasileiro.
O momento mais crítico da batalha pelo campeonato foi a colisão entre Oliver Jarvis, no Mazda DPi de número 77, e Dixon, no seu Cadillac de número 10, e isso obrigou Dixon a ir aos boxes. “Acho que ele não faria a curva de jeito nenhum. Eu meio que o vi chegando e tentei dar o suficiente sem me destruir. Saí um pouco da pista e sujou os pneus”, disse Dixon.
Como aconteceu durante toda a corrida, circunstâncias incomuns ajudaram e prejudicaram os pilotos. Com 2 horas e 27 minutos para o final, o piloto Pipo Derani, da Action Express-Cadillac DPi-VR e o piloto Juan Pablo Montoya, da Acura-Penske ARX-05 DPi, bateram na curva 5 e, assim, tirando Montoya da liderança. Olivier Pla rapidamente passou Derani, que foi penalizado pelo contato com Montoya. E então, logo após cumprir a penalidade, ele também desacelerou com um problema na frente direita do carro.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Rio Motorsport desiste. Qual o destino das transmissões da F1 no Brasil em 2021?:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
