A Cadillac se tornou o mais recente fabricante a confirmar participação no programa LMDh, com o objetivo de competir no IMSA WeatherTech Sportscar Championship e no World Endurance Championship, o WEC. Os rumores sobre a presença da GM nas corridas de carros esportivos já circulavam há algum tempo, mas o fabricante finalmente confirmou na terça-feira (24) que se juntará a Audi, Porsche, BMW e Acura no novo protótipo de Endurance.
“Por quase 20 anos, o Cadillac V-Series trouxe tecnologias vencedoras da pista para nossos carros de desempenho na estrada. Estamos ansiosos para continuar essa herança competindo neste novo capítulo emocionante no mais alto nível do automobilismo internacional”, disse Rory Harvey, vice-presidente global da Cadillac.
O carro, batizado de Cadillac LMDh-VR, está atualmente em desenvolvimento e é uma parceria entre a GM Design e a fabricante italiana Dallara. As duas equipes parceiras foram nomeadas para o programa, que terá sua estreia nas 24 horas de Daytona, em 2023.
“Estamos ansiosos pela nova fórmula de protótipo internacional e executando o Cadillac LMDh. Tivemos um ótimo relacionamento em três classes de corrida diferentes com a GM e estamos ansiosos para desenvolver o carro com Cadillac e Dallara ao longo do próximo ano e meio”, disse Chip Ganassi responsável pela equipe Chip Ganassi Racing.
O gerente da equipe Action Express Racing, Gary Nelson, tambem comentou sobre a parceria com a Cadillac e a Dallara para a classe LMDh. “A categoria IMSA LMDh parece ser muito competitiva com vários fabricantes. Tivemos muito sucesso executando o Cadillac DPi-VR como uma das equipes originais desde 2017, e estamos ansiosos para fazer parte do próximo capítulo da Cadillac Racing”.
O anúncio deixa o caminho livre para a Cadillac retornar às 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em mais de duas décadas. A última participação da marca em Le Mans aconteceu entre 2000 e 2002 com o programa ‘Northstar LMP’.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
