A BMW parece pronta para um retorno às corridas de protótipos de alto nível pela primeira vez em mais de duas décadas. A fabricante alemã confirmou que se juntará à categoria LMDh em 2023. Antes do anúncio oficial, o CEO da BMW M GmbH, Markus Flasch postou uma foto no Instagram com a legenda ‘Estamos de volta! Daytona 2023’, que apresentava o protótipo de alto nível da BMW, o V12 LMR.
Em comunicado oficial, o CEO da BMW M GmbH afirmou que a empresa está de volta ao grande palco do automobilismo. “A BMW está de volta ao grande palco do automobilismo. Ao entrar na classe LMDh, a BMW M Motorsport está cumprindo os pré-requisitos para desafiar a vitória geral nas corridas de resistência mais icônicas do mundo a partir de 2023”.
Ainda segundo o comunicado, o chassi do carro será construído por um parceiro externo. A equipe BMW M Motorsport terá dois carros na pista da IMSA WeatherTech Sportscar Championship a partir de 2023.
Markus Flasch explicou que o conceito da classe LMDh garante o controle de gastos, especialmente na IMSA. “O conceito LMDh garante o máximo controle de custos e oferece uma ampla gama de aplicações possíveis, incluindo a série IMSA nos Estados Unidos, um mercado extremamente importante para BMW M”.
O chefe da BMW M Motorsport, Mike Krack, que é responsável pelo desenvolvimento, teste e saídas de corrida do novo carro, afirmou que a entrada na classe LMDh é o que a equipe esperava. “O projeto LMDh é um caso real do coração para nós e exatamente o novo desafio que esperávamos. Um projeto extremamente emocionante nos espera. Desafiar por vitórias gerais em Daytona e Sebring é uma motivação enorme. Temos muito trabalho pela frente, mas a expectativa é imensa”.
A equipe de trabalho e os nomes dos pilotos para os dois protótipos LMDh serão anunciados posteriormente pela BMW. “Estamos todos ansiosos para entrar na categoria LMDh com um compacto e altamente eficiente configuração da equipe”, afirmou Flash.
A BMW é a quarta fabricante a se comprometer publicamente com os regulamentos conjuntos ACO-IMSA. Audi, Porsche e Acura já se comprometeram, com mais fabricantes sendo esperados nos próximos meses.
A empresa alemã tem uma vitória nas 24 Horas de Le Mans, vencendo em 1999 com o protótipo BMW V12 LMR desenvolvido pela Williams. “A BMW tem uma história de sucesso em corridas de protótipos, a vitória de Le Mans em 1999 foi inesquecível. Reviver esta história em um protótipo moderno com o M Power irá emocionar os fãs do BMW M Motorsport”, lembrou Flasch.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
