Bruno Senna fica de fora da Fórmula 1 e corre no WEC com a Aston Martin

Por André Spigariol

O brasileiro Bruno Senna está oficialmente fora da F1 2013. Nesta terça-feira (5) ele anunciou por meio de sua assessoria de imprensa que assinou contrato com a Aston Martin para correr no Mundial de Endurance da FIA (WEC) nesta temporada, pilotando um modelo Vantage GTE.

Depois de ser dispensado da Williams ao final da última temporada, o sobrinho de Ayrton não conseguiu assegurar um cockpit para a época de 2013 na F1. Nas últimas semanas, ele havia sido especulado na Caterham, que, na semana passada, confirmou a contratação de Giedo van der Garde.

Frédéric Makowiecki será o companheiro de pilotagem do brasileiro. Nos dois principais eventos do calendário, 24h de Le Mans e 6h de Spa-Francorchamps, a dupla terá o reforço de Robert Bell. Além do calendário do WEC, a Aston inscreveu Bruno também nas 12 Horas de Sebring, onde será acompanhado pelo inglês Darren Turner e pelo alemão Stefan Mücke.

E foi o próprio Turner, aliás, que agilizou as negociações de Senna com a Aston. “Foi ele quem me indicou. A equipe me ligou na semana passada e acertamos tudo nesta segunda-feira, quando fui à fábrica pela primeira vez”, explicou Bruno.

Sobre o acordo, o piloto disse que a proposta da montadora britânica vai ao encontro da sua ambição de se tornar, novamente, protagonista de uma série internacional no automobilismo. “Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na Fórmula 1. As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade”, justificou.

“Fiquei impressionado com o que encontrei na Aston Martin. Todo o desenvolvimento do carro é feito em casa, desde o motor V8 até as peças. Parece uma equipe de Fórmula 1 em escala. Será bom dar uma diversificada na carreira e aprender mais uma categoria”, analisou um otimista Bruno. Ele vai pilotar o modelo pela primeira vez dentro de duas semanas nos testes marcados para os dias 17 e 18, em Portimão (Portugal)

“O número de testes é notável. Depois dessa primeira sessão de ensaios, ainda teremos outra antes de seguir para os Estados Unidos. Em Sebring, vamos andar desde a segunda-feira antes da corrida. E depois dela, no dia seguinte, vamos dar apenas uma limpada no vidro antes de rodar por mais 12 horas. Será quase uma simulação de uma prova de 24 horas como Le Mans”, encerrou.

A temporada do Campeonato Mundial de Endurance – WEC será inaugurada dia 14 de abril, com as 6 Horas de Silverstone.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.