Com a temporada de 2009 da American Le Mans Series entrando em sua reta decisiva, Jaime Melo volta à pista neste fim de semana. O piloto brasileiro da Risi Competizione vai disputar neste domingo (30) na pista canadense de Mosport a oitava e antepenúltima corrida do ano. Ele prevê um ritmo de trabalho intenso já a partir dos treinos livres desta sexta-feira (28) para repetir a vitória conquistada nesta etapa em 2008, quando tinha Mika Salo como parceiro.
Neste ano, Melo reveza com o alemão Pierre Kaffer a pilotagem da Ferrari F430 GT da Risi, na classe GT2. A dupla ocupa a vice-liderança na classificação do campeonato com 91 pontos. Os líderes são o norte-americano Patrick Long e o alemão Jörg Bergmeister, vencedores de cinco corridas, com 130. Com 70 pontos ainda em jogo, o piloto brasileiro aponta dificuldades na missão de conquistar seu segundo título na competição, da qual foi campeão em 2007.
“Como tenho dito há várias corridas, o regulamento técnico deste ano não favorece a Ferrari em muita coisa. Além disso, a Porsche está muito competitiva, veio com um novo projeto para este ano e por isso é que ganharam cinco etapas”, diz Melo. “A chegada da Corvette à GT2 e a ascensão da BMW, que conseguiu dobradinha na última corrida, mostram o quanto a categoria está competitiva. Não dá para ter a vitória como objetivo imediato. Não somos favoritos”, reconhece.
Melo, contudo, vê condições mais positivas de disputar a vitória no circuito canadense que nas últimas provas da American Le Mans. “A pista de Mosport exige mais desempenho em trechos de baixa velocidade do que Elkhart Lake, é um ponto positivo para o nosso carro”, diz o vice-líder do campeonato. “A partir dos primeiros treinos, saberemos quais serão as nossas chances”, ele espera. O Speed Channel vai transmitir a corrida na íntegra, a partir das 19h.