Edoardo Mortara é o primeiro vencedor da temporada 2016 do DTM. Com seu Audi RS 5 DTM, o italiano venceu a corrida de abertura neste sábado em Hockenheimring Baden-Württemberg no estilo dominante. Mortara venceu pela quarta vez no DTM, na qual ele pulou para a liderança largando da segunda posição no grid.
Numa corrida cheia de ação e emoção com muitas brigas por posições, a liderança de Mortara nunca foi ameaçada.
A segunda posição na corrida de 40 minutos foi para Robert Wickens. Com sua Mercedes AMG C 63 DTM, o canadense recebeu a bandeira quadriculada 1.6s depois do vencedor.
Houve também grande alegria para o cara que terminou em terceiro: Nico Muller, que largou da pole-position, conquistou seu primeiro pódio no DTM.
Bruno Spengler foi o piloto da BMW mais bem colocado na primeira corrida da temporada. Com sua BMW M4 DTM, o campeão de 2012 terminou em sexto.
Em temperaturas em torno de 28°C, a ação foi particularmente quente na fase inicial da corrida. No melhor estilo de corridas de turismo, houve brigas por todas as posições e nem sempre sem danos. Dos 24 carros que largaram, 16 chegaram ao final depois de 25 voltas.
Entre os pilotos mais proeminentes a abandonara estavam Timo Scheider e Timo Glock, para os quais a corrida terminou depois da primeira e segunda volta, respectivamente. Para Mike Rockenfeller, que disputou sua 100ª corrida no DTM, a abertura da temporada chegou ao fim mais cedo também.
Depois da primeira de 18 corridas programadas para esta temporada, o vencedor Edoardo Mortara está na liderança com 25 pontos. Robert Wickens e Nico Muller estão em segundo e terceiro com 18 e 15 pontos, respectivamente. A Audi está liderando o campeonato de montadoras com 43 pontos contra os 40 da Mercedes-Benz e 18 da BMW.
A segunda corrida do DTM em Hockenheim acontece neste domingo. As posições de largada serão determinadas a partir de um treino classificatório que será realizado horas antes.
