O piloto da Audi, Edoardo Mortara, tornou-se o primeiro piloto a vencer mais de uma corrida em 2016 no DTM depois de superar Jamie Green na luta pela vitória na primeira bateria em Norisring.
O italiano largou em sexto lugar e subiu para quarto logo cedo, antes de assumir a liderança antes do meio da corrida já que os líderes Christian Vietoris, Robert Wickens e Mattias Ekstrom bateram na Curva 2.
Ekstrom, também da Audi, estava tentando passar Wickens no hairpin, mas a dupla tocou rodas depois de uma freada tardia, rodando Vietoris na manobra.
Ambos Ekstrom e Wickens, que lideravam o campeonato antes deste fim de semana, abandonaram enquanto Vietoris continuou.
O Safety Car foi chamado, com Mortara liderando o pelotão na relargada e segurando as tentativas do seu companheiro Green para conquistar sua segunda vitória da temporada.
O resultado também encerra a sequência de 13 vitórias consecutivas da Mercedes em Norisring, com Paul di Resta sendo o melhor piloto da marca em terceiro.
O trio da BMW, Marco Wittmann, Bruno Spengler e Maxime Martin terminaram em quarto, quinto e sexto. Adrien Tambay progrediu de 15º do grid para terminar em sétimo.
Maximilian Gotz aproveitou uma feroz batalha com o brasileiro Augusto Farfus Jr. durante a corrida, recebendo a bandeira quadriculada em oitavo para marcar seus primeiros pontos da temporada, enquanto Antonio Felix da Costa recuperou-se de 21º no grid para terminar em nono.
O pole-position Vietoris caiu para 10º, com Farfus, Martin Tomczyk, Lucas Auer e Timo Glock logo atrás.
Neste domingo será disputada a segunda bateria no circuito alemão de Norisring.
