A batalha pelo título do DTM foi decidida: enquanto Timo Scheider teve uma corrida solitária até a vitória na corrida em Hockenheim e cruzou a linha sem ameaças da concorrência, o oitavo lugar foi o suficiente para Pascal Wehrlein tornar-se o campeão mais jovem na história do DTM.
O piloto da Mercedes-Benz, que celebrará seu 21º aniversário no domingo, está além do alcance na liderança do campeonato de pilotos com um total de 169 pontos.
Através do rádio, Wehrlein expressou suas emoções depois de cruzar a linha de chegada e comemorou: “Este é um sentimento simplesmente incrível”, disse Wehrlein no final. “Agora, a pressão se foi e estou simplesmente alegre”.
Mattias Ekstrom, Edoardo Mortara e Bruno Spengler, os que ainda lutavam pelo título, não conseguiram adiar a decisão para domingo: Ekstrom terminou em nono depois de uma corrida turbulenta, enquanto seu companheiro de Audi, Mortara, abandonou depois de 17 voltas e a corrida de Spengler terminou depois de 20 voltas.
Atrás do vencedor Timo Scheider, o companheiro alemão na Audi Jamie Green terminou em segundo. O terceiro lugar foi Maxime Martin, que largou da pole-position com sua BMW M4 DTM, mas já perdeu a liderança para o vencedor na primeira volta e então acabou sendo ultrapassado por Green também.
