Debaixo de um calor de 34 gruas centígrados, o baiano Diego Freitas venceu pela primeira vez na Copa Brasil DTM Pick-Up, que teve sua oitava etapa disputada domingo (17/10) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. Na segunda posição terminou o brasiliense Eduardo Garcia, o líder do certame, seguido do paulista Dimas de Melo Pimenta III. “Foi muito legal, eu estava esperando esta vitória fazia tempo. No ano passado eu já havia vencido aqui na Fórmula Renault, então, tinha que ser nesta pista”, comemorou o piloto de Salvador. Entre os pilotos da categoria A o vitorioso foi o paulista Leonardo Burti, irmão de Luciano, piloto de testes da Ferrari na Fórmula 1. Na Novatos, o vencedor foi o paulista Roberto Posses.
Depois de ter dominado todos os treinos livres, Diego Freitas largou da segunda posição e assumiu a liderança ainda na primeira volta. Na volta seguinte foi a vez do brasiliense Eduardo Garcia vencer a resistência do pole position Thiago Cecco e assumir a vice-liderança, enquanto o baiano fazia a volta mais rápida e abria uma larga vantagem que chegou a 10s222. “Meu carro estava excelente e eu conheço bem este circuito do Rio. Já corri de tudo aqui. Só não fiz a pole por um detalhezinho de apenas 15 milésimos de segundo. Agora estou pronto para vencer mais”, concluiu Diego Freitas. “O carro dele estava perfeito e ele não errou. No fim, precisava de um binóculo para ver o baiano”, elogiou o líder do campeonato, que agora tem 98 pontos contra 82 do paulista Eduardo Homem de melo, que chegou em quinta, atrás do brasiliense Lairton Miranda.
O paranaense Thiago Cecco não conseguiu sustentar a pole position por muito tempo, e na segunda volta já estava em terceiro. Algum tempo depois rodou e terminou a prova em oitavo, mas ainda como segundo colocado entre os pilotos da categoria A. Vencedor da etapa de abertura do campeonato no Rio de janeiro, Leonardo Burti venceu novamente nesta volta da categoria à Cidade Maravilhosa. “Tenho uma boa experiência aqui no Rio, que me ajudou. Desta vez foi muito difícil, mas extremamente importante para o campeonato. E na próxima corrida, em Tarumã, eu também tenho afinidade e vou correr para vencer outra vez”, definiu o irmão de Luciano Burti, que assumiu a terceira posição do certame. A liderança ainda é de Cecco, com 85 pontos, contra 74 do paulista Sérgio Chamon, o vice-líder.
Na primeira vitória de Roberto Posses na categoria Novatos, o líder Fábio Delamuta, de São Paulo, chegou em terceiro, e passa a somar 103 pontos, 17 de vantagem sobre o seu conterrâneo Cássio Homem de Melo, que chegou em segundo.
A próxima etapa da Copa Brasil DTM Pick-Up será no dia 7 de novembro em Tarumã, no Rio Grande do Sul.
O resultado da oitava etapa da DTM Pick-Up foi:
1) Diego Freitas (BA), Super A, 16 voltas em 40min10s465;
2) Eduardo Garcia (DF), Super A, a 10s222;
3) Dimas Pimenta III (SP), Super A, a 19s557;
4) Lairton Miranda (DF), Super A, a 19s987;
5) Eduardo Homem de Melo (SP), Super A, a 33s247;
6) Leonardo Burti (SP), A, a 33s812;
7) Marcos Paioli, Super A, a 34s382;
8) Thiago Cecco (PR), A, a 34s766;
9) Murillo Macedo (SP), Super A, a 35s373;
10) Roberto Posses (SP), a 43s383.