Dois foram os nomes da nona etapa da temporada 2007, realizada neste sábado (15), em São Paulo (SP). Willians Farias (Agrocean, Litoral Premium), da equipe M2 Competições, ganhou a corrida de ponta a ponta e conquistou a sua primeira vitória na Copa Renault Clio. José Cordova (Uningá, Majopar, Colorminas, São Carlos Embalagens, Corantes Nicra, Maldonado, Celulose Online), da W Racing, utilizou a sua experiência – e a vantagem na tabela de classificação – para fechar a disputa em quinto e se tornar bicampeão da categoria.
Cordova chegou à capital paulista com uma confortável folga de 38 pontos sobre o segundo colocado na tabela de classificação. Com vasta experiência no automobilismo, o piloto soube administrar a vantagem em todos os treinos, assim como na corrida de abertura da programação, para se tornar o primeiro piloto da história a conquistar o bicampeonato da categoria (2005 e 2007).
“Corri pensando no campeonato. Já queria ter conquistado o título em Curitiba, mas tive de esperar. Também queria parabenizar o Willians, porque ele já estava merecendo essa vitória. Eu tinha carro para acompanhá-lo e, no começo vínhamos juntos, mas na relargada o Edu (Garcia) se jogou por dentro. Ele não tinha nada a perder, mas eu tinha, então achei melhor não brigar. Depois o Paioli ainda me passou, mas eu queria terminar no pódio e no finalzinho consegui ultrapassá-lo e chegar em quinto. Amanhã, eu largo na pole e com o título garantido a motivação será outra”, vibrou Cordova, que vai receber um Clio 0km, modelo Autenthique 1.6 16V Hi-Flex, como prêmio pelo campeonato.
“Foi um ano difícil, mas difícil para todo mundo. No final de 2006, aqui em Interlagos, recebemos a notícia de que a categoria havia acabado e, por sorte, os pilotos se uniram e, com um grande esforço de todos, mantivemos a Copa Renault Clio. A ReUnion também trabalhou bastante para viabilizar e reerguer a categoria e conseguimos. Gostaria de agradecer a todos, principalmente todos os pilotos que fizeram parte da associação”, finalizou o campeão, que somou duas vitórias e seis poles – incluindo a da 10ª etapa, que acontece neste domingo – até o momento.
Outro destaque no Autódromo de Interlagos, Farias conseguiu escapar das confusões de início de prova, que lhe tiraram a vitória em Curitiba (PR), e liderar a disputa desde o começo.
“Vencer pela primeira vez parece um sonho, mas graças a Deus é realidade. Consegui fazer uma boa largada e fugir das confusões. Daí pra frente só pensei em acelerar. O Cordova me acompanhou no primeiro terço de prova, mas consegui me distanciar depois”, disse o paulista da cidade de Santos.
Atrás de Farias, o paulista Wagner Cardoso (CNA, Uno & Due, Oregon), da Officer Motorsport, terminou a prova na segunda colocação e passa a ser o favorito na disputa pelo vice-campeonato.
“Perdi a concentração na largada e isso prejudicou a minha corrida. Vim recuperando aos poucos e tive a sorte de ter um companheiro me empurrando nos finais de reta, pois o carro tinha perdido o balanceamento por causa das confusões do início de prova. Agora o vice-campeonato me interessa. Se ele vier, será uma conquista e demonstra o competente trabalho da equipe”, comentou o paulista.
Além de Cardoso, Edu Garcia (Eurofarma, Dayco, Derosa Siqueira Consultores, Santa Inês Embalagens), da Paioli Racing, que terminou em quarto, e Rodolfo Pousa (Cofibam, Bom Peixe), o nono, brigam pelo vice-campeonato neste domingo (16), a partir das 15h13 (horário de Brasília) quando acontece a 10ª – e última – etapa.
Na festa do pódio, também estiveram Luciano Kubrusly (Oregon Scientific, Officer), da Officer Motorsport, que fechou na terceira posição; e Luciano Silva (Sumatex Produtos Químicos), da Carvalhal Competições, o melhor estreante (10º no geral).
Além do vice, a 10ª etapa definirá os campeões entre as equipes – W Racing, Officer Motorsport e M2 Competições estão no páreo – e o título de novatos, disputado entre Filipe Borges e Luciano Silva, os únicos ainda vivos na competição.
Além da Copa Renault Clio, o Autódromo de Interlagos também recebe, neste final de semana, Fórmula 3 Sul-Americana, Trofeo Maserati, Pickup Racing, Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos e Fórmula Alpie. Toda a programação é aberta ao público e a entrada é gratuita.
Na Espn Brasil, as corridas da Copa Renault Clio serão televisionadas em VT. A nona etapa será transmitida a partir das 10h30 de domingo (16), e a décima, às 16h00 do mesmo dia. Ao vivo, a corrida será exibida no site http://lobini.com.br/tv.html.
Transmitida pela Espn Brasil, a Copa Renault Clio é patrocinada pela Renault e pela Pirelli.
Confira o resultado final da nona etapa da Copa Renault Clio:
1º – Willians Farias – M2 Competições – 19 voltas em 41min19s001
2º – Wagner Cardoso – Officer Motorsport – a 4s636
3º – Luciano Kubrusly – Officer Motorsport – a 4s817
4º – Eduardo Garcia – Paioli Racing – a 12s143
5º – José Cordova – W Racing – a 12s349
6º – Marcos Paioli – Paioli Racing – a 12s353
7º – José Vitte – W Racing – a 14s208
8º – Kreis Jr. – Officer Motorsport – a 18s319
9º – Rodolfo Pousa – M2 Competições – a 19s968
10º – Luciano Silva – Carvalhal Competições – a 22s725
11º – Peter Gottschalk (Filho) – Paioli Racing – a29s376
12º – Betinho Sartorio – Motorfast Racing – a 31s399
13º – Carlos Henrique P. da Rocha – Elite Competições – a 38s028
14º – Federico Fiamma – Manelão Competições – a 38s113
15º – Ydenis de Souza – Yros Racing – a 41s610
16º – Filipe Borges – Manelão Competições – a 58s673
17º – Peter Gottschalk (Pai) – Paioli Racing – a 1min13s714
18º – Fernando Shilickmann – M2 Competições – a 1min47s321
19º – Roberto Santos – Della Via Racing Team – a uma volta
20º – Fabio Delamuta – Della Via Racing Team – abandonou
21º – Zizi Paioli – Paioli Racing – abandonou
22º – Renato Pereira Jr. – Paioli Racing – abandonou
23º – Rolf Gemperli – Officer Motorsport – abandonou
24º – Maurício Gallian – Manelão Competições – abandonou
25º – Paulo Andrade – Officer Motorsport – desclassificado por atitude antidesportiva