Nesta segunda-feira (18) teve início a construção da pista de arrancada e do oval, ambos de asfalto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). As obras estão sendo possíveis graças a uma parceria com a Caterpillar do Brasil, que cedeu três máquinas para a terraplanagem de toda a pista de terra do autoclube.
O projeto prevê a construção de uma pista de arrancada de um oitavo de milha (201 metros de aceleração e mais 190 metros para frenagem). O circuito oval terá 1.238 metros de comprimento e largura de 16 metros, medida oficial que permitirá que novo autódromo receba provas da Stock Car. Ainda haverá um segundo oval, mais curto, com 620 metros, onde poderá haver provas noturnas.
“É o primeiro passo para a realização de um antigo sonho”, comenta Dito Giannetti, proprietário do ECPA. A primeira parte das obras, que diz respeito somente ao serviço de terraplanagem, está previsto para ficar pronta em 15 dias. Assim, a sexta etapa do Campeonato Paulista de Velocidade na Terra, marcado para o dia 15 de agosto, poderá ser realizada no novo traçado de terra, que será modificado em cerca de 80% do atual. Algumas características serão mantidas, como o sentido anti-horário do circuito. Mas, passando a ser uma pista mista, haverá duas curvas no asfalto e seis curvas na terra.
O serviço de terraplanagem está movimentando mais de 18 mil m³ de terra. O maior corte, no miolo da pista, sofrerá um desnível de 2,3 metros.