O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou à Controladoria Geral da União, para análise e eventuais providências, as denúncias formalizadas pelos presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, em correspondência enviada no dia 24 de agosto. Comunicação nesse sentido foi feita por meio de fax enviado para a sede da CBA nesta sexta-feira, 2 de setembro, pela diretoria de documentação do Gabinete Pessoal do Presidente da República.
A carta de Paulo Scaglione foi a segunda enviada ao Chefe do Executivo Federal últimos meses. Ao contrário da primeira, que foi encaminhada somente ao Ministério do Esporte – e sem resposta – esta mais recente seguiu para a Controladoria.
A primeira correspondência, datada de 9 de junho deste ano, alertava o Presidente Lula para os acontecimentos no Rio de Janeiro, relativos à utilização do Autódromo Internacional Nelson Piquet como uma das sedes dos Jogos Pan-americanos, notadamente no que se refere a “manipulação do dinheiro público”.
Na nova correspondência, Paulo Scaglione afirmou “tratar-se sem sombra de dúvidas de uma grande e escandalosa especulação imobiliária, sob o manto dos Jogos Pan-americanos”. Além disso, denunciou a total falta de apoio governamental ao automobilismo (Ver abaixo íntegra da carta de Paulo Scaglione ao Presidente Lula).