VÍDEO: Barros relembra quando colocou o Brasil na liderança da MotoGP

Em 2021, um momento histórico para o esporte a motor do Brasil completa 25 anos. O responsável por ele foi o ex-piloto Alexandre Barros, que conseguiu um feito que até hoje nenhum piloto do país igualou: liderar o campeonato da MotoGP (na época 500cc).

O ano era 1996. Desde 1990 na categoria principal da motovelocidade e já vencedor de corrida, Barros vinha de uma temporada difícil no ano anterior, sem pódios. Depois de lutar para conseguir apoio para correr a temporada de 1996, ele surpreendeu logo de cara. O paulista de então 25 anos de idade conseguiu a liderança do mundial logo após dois pódios nas primeiras duas provas, e ainda utilizando uma moto com as cores da bandeira brasileira.

“Lembro que foi uma temporada em que a Honda Brasil entrou 100% no projeto do mundial”, disse Barros, fazendo referência à pintura da moto, escolhida pelo departamento de design da Honda Brasil.

“A equipe era a Pileri Corse. Era um time tradicional italiano, que já havia sido campeão de 125cc com o Loris Capirossi e também disputado o título de 250cc. Eles tinham acabado de subir para a 500cc no ano anterior.”

“O campeonato começou em Shah Alam, na Malásia. Fizemos um segundo lugar, e na semana seguinte ficamos em segundo de novo, desta vez na Indonésia. Isso nos levou à liderança do campeonato mundial. Tivemos um break de 15 dias antes da etapa do Japão, e vim para o Brasil. Tive uma grande recepção no aeroporto – algo que eu nem esperava. Estávamos no início do mundial”, lembra.

Entretanto, com um equipamento satélite – inferior às motos dos pilotos de fábrica da Repsol Honda – o brasileiro acabou tendo problemas em seguida para seguir na disputa do título.

“É bom lembrar que você, muitas vezes, não tinha o mesmo composto de pneu da equipe oficial sendo um piloto satélite naquela época. E também eles têm algumas peças que você não consegue, infelizmente sempre houve uma desvantagem nesse aspecto.”

Ainda assim, Barros fez bonito naquele ano, e terminou a temporada em um ótimo quarto lugar – seu melhor resultado até então na MotoGP.

Ele relembrou em detalhes aquela temporada e do seu grande feito em uma edição especial do FullGas Podcast.

Confira aqui:



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.