A Pramac foi a primeira equipe a apresentar a moto para a disputa da temporada de 2026 da MotoGP. Em evento realizado em Siena, na Itália, o time exibiu a YZR-M1 que será pilotada neste ano por Jack Miller e por Toprak Razgatlioglu. O australiano vai partir para o segundo ano na equipe, enquanto o turco chega à categoria rainha do motociclismo credenciado por três títulos no Mundial de Superbike.

A moto chama atenção por seu layout. O azul, característico da Yamaha, está na moto, mas o destaque é para a cor roxa, presente tanto na frente da moto quanto nas laterais. Além disso, chama atenção o patrocínio da Alpine, marca de carros esportivos da Renault, e que tem uma equipe na Fórmula 1.
Os dois pilotos estiveram no evento, realizado na Accademia Musicale Chigiana. Na ocasião, foi revelado que Razgatlioglu utilizará o número 7 em sua moto, e não o 54, que carregou na moto em seus anos no Mundial de Superbike. Isso porque Fermín Aldeguer, piloto que defende a Gresini, usa o 54 na MotoGP.
Campeã entre as equipes em 2023 e vencedora do Mundial de Pilotos em 2024 com Jorge Martín em anos que contou com motos Ducati, a Pramac voltou a contar com uma parceria com a Yamaha em 2025. Apesar disso, o time teve um ano decepcionante, sendo a pior equipe do ano tendo Miller e Miguel Oliveira como pilotos.
A pré-temporada da MotoGP está marcada para os dias 3, 4 e 5 de fevereiro em Sepang, na Malásia. Razgatlioglu, porém, poderá participar do teste de shakedown, também marcado para o circuito malaio, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, por ser um novato.
A temporada 2026 da MotoGP terá início no dia 1º de março, quando será disputado o GP da Tailândia.
