Para Rossi, evolução aerodinâmica não influiu em estilo de pilotagem na MotoGP

Depois de andar com as mais diversas motos em sua carreira no mundial de motovelocidade, Valentino Rossi disse que não acredita que a aerodinâmica, presente cada vez mais nos equipamentos na MotoGP, fez com que os estilos de pilotagem se alterassem.

“Para mim, nos últimos anos o estilo de pilotagem mudou, especialmente a posição na moto e em como todos estão colocando muito a cabeça, ombros e cotovelos para frente”, disse Rossi, sobre a evolução das motos.

“E também a forma de entrar nas curvas, as linhas. Tudo mudou muito, porque agora com estas motos, pneus e freios você pode entrar nas curvas muito mais rápido. Então, você anda de uma forma um pouco diferente em comparação com os últimos cinco anos.”

“Mas não sei o quanto disso está relacionado à aerodinâmica.”

“No final das contas, a aerodinâmica te dá uma aceleração melhor, então você chega na próxima curva mais rápido. Você também tem mais carga na frente, então pode frear mais forte. A moto fica mais pesada na mudança de direção, então você precisa usar mais força. Em geral, é mais difícil fisicamente.”

“Essas são as diferenças que são criadas pela aerodinâmica, mais do que uma mudança no estilo de pilotagem.”

Embora alguns pilotos tenham uma postura corporal extrema na moto, com os cotovelos no chão, Rossi acredita que um estilo mais tradicional também pode funcionar.

“Todo mundo tem seu próprio estilo e vejo muitos pilotos que são muito rápidos, mesmo tendo uma posição mais normal na moto, como Jack Miller ou Franco Morbidelli também”, disse Rossi.

Quartararo na ponta, a crise Viñales/Yamaha e renascimento de Eric Granado. A análise do GP da Holanda no FullGas Podcast:



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.