MotoGP: Yamaha revela nova moto com motor V4 que correrá em Misano

Depois de muita espera a Yamaha finalmente revelou sua moto com motor V4 – em vez do de quatro cilindros em linha que utiliza na MotoGP desde 2002. A novidade, que é testada pela fábrica há mais de um ano e que chegou às pistas nos últimos meses, chega agora para ser testada em um fim de semana de corrida.

A Yamaha não vence um GP desde a Alemanha em 2022, e com a nova moto tenta retomar o caminho do sucesso. O time promete entender se o V4 tem mais potencial que seu quatro em linha antes de tomar uma decisão. A moto será usada por Augusto Fernandez, piloto de testes da marca.

“Assumimos um projeto ambicioso para desenvolver um novo motor V4 e uma moto totalmente nova, e é particularmente desafiador quando realizado simultaneamente ao desenvolvimento da motocicleta de 2025”, disse Takahiro Sumi, Gerente Geral da Divisão de Desenvolvimento da Yamaha.

“O desafio traz consigo altos riscos e pressão: é o tipo de projeto que só pode ser bem executado quando não é apenas um ‘esforço de equipe’, mas um ‘esforço da empresa’, e todos os envolvidos devem dar o seu melhor. Desde o início do projeto V4, havia muitas perguntas a serem respondidas, e ainda estamos na fase de desenvolvimento, mas uma coisa é certa: nosso objetivo é colocar a Yamaha de volta no caminho das vitórias com uma abordagem baseada em evidências.”

O protótipo com motor V4 reflete um projeto integrado das sedes japonesa e europeia da Yamaha. O V4 passou por extensos testes particulares nas mãos de Augusto Fernandez, com feedback adicional de Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow.

O teste mais recente da moto foi em Barcelona na segunda-feira, onde Quartararo e seu companheiro de equipe, Alex Rins, estrearam a V4 antes de seguirem para Misano. Tempos de volta vazados sugerem que Quartararo foi o mais rápido entre os pilotos da Yamaha e da Honda presentes durante o dia interrompido pela chuva em Barcelona, ​​com um tempo de volta cerca de 1s5 mais lento que seu melhor tempo no fim de semana de GP.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.