O francês Fabio Quartararo marcou sua quinta pole position da temporada 2025 neste sábado, na pista de Phillip Island, ara o GP da Australia. O piloto da Yamaha mostrou grande ritmo no fim da sessão, marcando uma volta voadora em 1min26s465, novo recorde da famosa pista australiana.
Ele bateu o italiano Marco Bezzecchi. O piloto da Aprilia parecia ter a pole nas mãos, mas ele foi superado por 0s031 pelo francês da Yamaha e teve que se contentar com o segundo posto. Completando a primeira fila veio o piloto da casa, Jack Miller, na Pramac Yamaha. O feito de Miller é histórico, já que pela primeira vez desde Casey Stoner em 2012 um australiano larga na primeira fila na Austrália.
Além disso, e a primeira vez em 98 prova que a ucati não tem motos na primeira fila, com a melhor moto da marca, de Álex Márquez, apenas em sexto, após duas quedas do piloto da Gresini no Q2.
O resto da segunda fila tem Raul Fernandez na Trackhouse Aprilia e Pedro costa, na primeira KTM.
A terceira fila tem Fermin Aldeguer em sétimo, Pol Espargaró em oitavo e Luca Marini na primeira Honda em nono. A quarta fila tem Fabio di Giannantonio, Francesco Bagnaia e Álex Rins.
Substituto de Marc Márquez, Michele Pirro larga emú´ltimo.
A corrida sprint esta marcada para este sábado à 1h da manhã. Já a prova principal ocorre de sábado para domingo à 0h.
