O GP da Índia de MotoGP de 2024 foi oficialmente cancelado, mas deve retornar ao calendário em março de 2025 segundo um comunicado do campeonato nesta quarta. O lugar desta prova (20 a 22 de setembro) será, conforme rumores, ocupado pelo GP do Cazaquistão – evento que deveria ocorrer de 14 a 16 de junho, mas foi adiado devido a alagamentos na região.
O promotor da corrida da Índia insistiu que “a corrida estava dentro do cronograma” após relatos a etapa corria o risco de ser cancelada.
“Todas as obrigações contratuais serão cumpridas em junho”, falou Pushkar Nath Srivastava, CEO e co-promotor indiano da MotoGP. Ele se referia aos pagamentos atrasados do evento do ano passado.
As restrições relativas ao gasto de dinheiro público durante eleições gerais da Índia foram apontadas como a razão para a necessidade de esperar até junho para o pagamento, porém a MotoGP não quis esperar tanto tempo.
Através de um comunicado, a MotoGP confirmou que devido a “considerações operacionais” a prova não ocorrerá. Além da questão financeira, o clima na prova do último ano foi um problema, com temperatura do ar em 33°C, umidade em 65% e pista 39°C.
“A FIM, IRTA e Dorna Sports anunciam que o GP da Índia não se realizará em 2024, com a MotoGP adiando seu regresso ao país para o início de 2025 devido a considerações operacionais.”
“Seguindo o conselho do Governo de Uttar Pradesh enquanto o estado continua o seu compromisso de longo prazo com o MotoGP, o esporte regressará ao Circuito Internacional de Buddh em março de 2025, quando se espera que as condições meteorológicas sejam ótimas para espectadores e pilotos.”