MotoGP: Campeão, Márquez diz que foi seu pior inimigo em recuperação

O GP do Japão de 2025 da MotoGP será lembrado para sempre como o momento que coroou a maior recuperação física e de reputação de um piloto na história do campeonato mundial. Marc Márquez foi o segundo e conquistou seu primeiro titulo desde suas quatro operações no braço direito.

“Sinto uma sensação muito estranha”, disse ele.

“Estou gostando, claro, mas não estou gostando ao mesmo tempo. Simplesmente me sinto em paz comigo mesmo. É algo contra o qual, durante esses últimos anos, lutei contra muitas, muitas coisas. Mas o mais difícil foi lutar contra Marc: era Marc contra Marc. Era um Marc que dizia de uma forma, e outro Marc dizia de outra.”

“Um Marc disse para parar, o outro Marc disse para continuar. Mas, no final, tentei seguir meu instinto, dar 100% de mim, nunca desistir e tentar. Esta é a palavra: tentar. Tentar fazer. Conseguimos. Mas agora é só aproveitar o momento. Não quero me lembrar do que passei. Só quero aproveitar o momento.”

As comemorações de Márquez no domingo incluíram a frase “mais do que um número” – uma referência à recente controvérsia em torno da importância dos títulos de categorias inferiores, com a Dorna – controladora da MotoGP – tentando fazer com que estes campeonatos passem a contar menos.

“Eu não sabia desse ‘mais que um número’, e é assim – mais que um título”, acrescentou.

“É o desafio mais difícil da minha carreira. Quando você está no topo da montanha, conquistando a glória a cada fim de semana e vencendo campeonatos, quando você cai, o impacto é muito maior, e mesmo que você não fique no chão, você vai para o subterrâneo.”

“Então, sair de lá sozinho é impossível, e muitas, muitas pessoas ao meu redor me ajudaram. Foram muitas pessoas que me ajudaram, muitas pessoas que me deram a chance de seguir meu caminho, que me disseram para seguir meu instinto: ‘seremos seus amigos de qualquer maneira’, e isso também foi uma grande ajuda.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.