A Yamaha terminou o GP da Áustria com suas quatro motos nas quatro últimas posições. O resultado é um dos piores para a marca em sua história na MotoGP, o que ligou uma luz de alerta em seu principal piloto, Fabio Quartararo. Após a prova, ele prometeu que irá trabalhar junto ao time no desenvolvimento do motor V4 em detrimento do quatro em linha.
“Em Misano, testarei o motor V4… na segunda-feira. Será ótimo ver o potencial da nova moto”, disse Quartararo durante o fim de semana do GP da Áustria.
O protótipo, que já está sendo desenvolvido pelos pilotos de testes Augusto Fernandez e Andrea Dovizioso, deve substituir a atual M1 com motor de quatro cilindros em linha na próxima temporada se for competitivo o suficiente.
“Augusto e Dovi são pilotos muito experientes e, claro, tenho confiança neles”, seguiu Quartararo.
“Mas até eu testar a moto, não quero presumir nada. Teremos Misano e o teste de Valência. Mas o mais importante para mim será o teste de pré-temporada”, disse ele.
“Porque entre Misano e Valência, não dá para mudar de moto. Mas entre novembro e fevereiro, você tem bastante tempo para se adaptar. Para mim, fevereiro será o teste mais importante em muito tempo.”
“Não podemos correr novamente com a quatro cilindros em linha, estamos muito avançados no potencial deste motor e não estamos evoluindo muito com essa moto.”
“Portanto, é quase certo que correremos com o V4. Estou ansioso para testar a moto, porque acho que realmente precisamos de uma mudança.”
