Em seu terceiro ano completo na Moto3, o piloto tcheco Filip Salac conseguiu sua primeira pole position no campeonato mundial. Ele, que jamais havia se colocado na primeira fila de um grid, surpreendeu marcando o tempo de 1min26s913 no circuito de Sachsenring, no Q2 para o GP da Alemanha.
Dennis Foggia ficou em segundo a 0s183 de Salac, no segundo lugar. Tatsuki Suzuki ficou em terceiro depois de vir do Q1. A segunda fila terá John McPhee, Kaito Toba – que caiu no final da sessão na curva 8 – e Lorenzo Fellon.
Niccolò Antonelli, Romano Fenati e Stefano Nepa fazem a terceira fila. O top 10 foi fechado pelo companheiro de Salac, Andrea Migno.
Líder do mundial, Pedro Acosta se classificou apenas em 13º lugar, uma posição à frente do vice-líder – Sergio Garcia.
Darryn Binder acabou tomando uma bandeira preta por conduta irresponsável com o australiano Joel Kelson no Q1. Por isso, apesar de passar para o Q2, ele não pôde realizar voltas por ter acertado a moto do concorrente saindo dos pits no fim do Q1.
A largada para a Moto3 na Alemanha está marcada para as 6h deste domingo.
Congratulations @FilipSalac12! 👏
The Czech rider claims his maiden pole position ahead of @dennisfoggia71 and @TatsukiSuzuki24! 🔝#Moto3 | #GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/cA9APyOxdi
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 19, 2021
