A sexta-feira (14) da Moto3 em Valência começou sob sol forte e terminou com David Almansa como o mais veloz. O espanhol passou o dia melhorando seu tempo a cada volta e estabeleceu um ritmo inalcançável para o restante do pelotão, fechando no topo com marca 0s310 de vantagem sobre o segundo colocado e quase 1s abaixo do antigo recorde do circuito,
A Leopard Racing ainda celebrou um 1–2, já que Adrian Fernandez garantiu o segundo melhor tempo ao acompanhar o bom ritmo do companheiro. Logo atrás, Valentin Perrone mostrou velocidade e consistência para colocar seu nome novamente na briga, fechando o top 3 em uma sessão marcada por voltas muito rápidas desde os primeiros minutos.
Guido Pini manteve desempenho sólido ao longo de toda a atividade e terminou em quarto, enquanto Taiyo Furusato confirmou sua recente evolução nas sextas-feiras com o quinto lugar. Em um grid tão apertado como o da Moto3, ambos mostraram forma competitiva já no primeiro dia do fim de semana.
Entre as surpresas positivas, Jesus Rios brilhou ao finalizar em sétimo e avançar ao Q2 pela primeira vez, superando Maximo Quiles, que também garantiu passagem direta. Mais atrás, Adrian Cruces, Casey O’Gorman e Marco Morelli completaram a lista dos pilotos que conquistaram vagas no Q2 após boas apresentações.
