O italiano Andra Migno venceu sua segunda corrida na Moto3 e sua primeira após quase cinco anos neste domingo, na abertura da temporada de 2022, no Catar. Ele se aproveitou da boa velocidade de reta para segurar Sergio Garcia no fim da prova e conseguir o triunfo por apenas 0s037.
Garcia – que tomou uma long lap penalty por tirar Carlos Tatay da prova no início – superou na última volta Kaito Toba e Deniz Öncü, ficando em segundo com o japonês em terceiro, completando o pódio. John McPhee fechou o top 5.
Migno se aproveitou de um erro de Ayumu Sasaki, que acabou tendo um highside que conseguiu controlar na curva 5 a 8 voltas do fim. A carenagem de sua moto acabou se soltando entretanto, e assim o japonês – que tinha 3s5 de frente – teve que abandonar.
Em sua estreia, o brasileiro Diogo Moreira foi uma das estrelas do dia na Moto3. Depois de sair de 18º no grid, ele pulou para 10º na primeira volta e chegou a ocupar o 6º posto por muitos momentos da prova. No fim, com o abandono de Jaume Masiá após um touque com Toba, ele herdou novamente o sexto posto, ficando uma posição na frente do vice-campeão de 2021, Dennis Foggia.
Por impedirem um grupo grande de pilotos durante a classificação, o pole Izan Guevara e Tatsuki Suzuki foram jogados para o fim do grid e foram obrigados a fazer uma long lap penalty, enquanto Dennis Foggia também foi obrigado para o fundo do grid e obrigado a fazer duas long laps por ter mudado de direção perigosamente durante a classificação. Apesar disso, Guevara manteve a pole estatística.
Foggia ficou em sétimo, Guevara o oitavo, com Yamanaka em nono e Artigas em 10º.
Top 10:
1. Andrea Migno (Rivacold Snipers Team)
2. Sergio Garcia (Gaviota GASGAS Aspar Team) + 0.037
3. Kaito Toba (CIP Green Power) + 0.573
4. Deniz Öncü (Red Bull KTM Tech3) + 0.594
5. John McPhee (Sterilgarda Max Racing Team) + 1.064
6. Diogo Moreira (MT Helmets – MSI) + 1.481
7. Dennis Foggia (Leopard Racing) + 1.951
8. Izan Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) + 2.545
9. Ryusei Yamanaka (MT Helmets – MSI) + 2.742
10. Xavier Artigas (CFMoto Racing PrüstelGP) + 6.055
