O GP das Américas de Moto3 foi provavelmente a corrida mais assustadora da temporada de 2021 na categoria menor do Mundial de Motovelocidade. A prova foi paralisada duas vezes por acidentes, e no fim o espanhol Izan Guevara foi declarado o vencedor.
Primeiramente, o GP foi interrompido volta 7 por conta de um acidente com o tcheco Filip Salac, que caiu na entrada da reta oposta e se machucou após ser acertado por sua moto. Apesar de consciente, o piloto precisou de atendimento na pista e acabou obrigando o GP a ser paralisado. Salac foi retirado de maca e foi para o centro médico do autódromo.
O GP teve uma relargada para cinco voltas, e na segunda um violento acidente acabou colocando fim à prova. O turco Deniz Öncü cortou a frente de Jeremy Alcoba, fazendo o espanhol cair no meio da reta oposta. Andrea Migno e o líder do campeonato Pedro Acosta vinham atrás e saltaram por cima de sua moto.
😱 Un altro brutto incidente in #Moto3
🚩 Coinvolti anche Acosta e Migno
Risultati ➡ https://t.co/q3Oo956Wvn#AmericanGP #SkyMotori #MotoGP #SkyMotoGP pic.twitter.com/ZuY39MMLc9— Sky Sport MotoGP (@SkySportMotoGP) October 3, 2021
A prova foi mais uma vez paralisada, e todos os envolvidos no acidente não tiveram problemas físicos.
Com isso, a direção de provas levou como resultado oficial da corrida o resultado da primeira bateria do GP. Ou seja, Izan Guevara – que havia tido um problema mecânico na primeira volta da segunda bateria e abandonou – retomou o primeiro lugar, conquistando sua primeira vitória na carreira.
Vice-líder do mundial, Dennis Foggia ficou com o segundo lugar, e diminuiu a diferença para Acosta – oitavo colocado – para 30 pontos. John McPhee – líder no momento em que a corrida foi paralisada pela segunda vez – ficou em terceiro.
Top 10:
1. Izan Guevara (Solunion GASGAS Aspar Team)
2. Deniss Foggia (Leopard Racing) + 0.385
3. John McPhee (Petronas Sprinta Racing) + 0.499
4. Jaume Masia (Red Bull KTM Ajo) + 0.706
5. Deniz Öncü (Red Bull KTM Tech3) + 1.266
6. Jeremy Alcoba (Indonesian Racing Gresini Moto3) + 1.271
7. Darryn Binder (Petronas Sprinta Racing) + 1.391
8. Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) + 1.543
9. Tatsuki Suzuki (SIC58 Squadra Corse) + 1.820
10. Andrea Migno (Rivacold Snipers Team) + 2.480
